Bem vindos ao blog Caminhando com Jesus!
Nossa Senhora da Glória, rogai por nós!

Seguidores de Jesus

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Fotos..

Oi gente!
A paz do Senhor!
Estou colocando as fotos da festa da minha Paróquia.
Foi uma semana muito agitada, alegre e fiquei muito contente de participar da novena com a minha família, digo agitada pois saimos da novena e ia para o ensaio da dança que apresentamos no 9º dia da novena.
Foi uma benção!






São Bartolomeu.

24 de Agosto

Neste dia, festejamos a santidade de vida de São Bartolomeu, apóstolo de Nosso Senhor Jesus Cristo, que na Bíblia é citado com o nome de Natanael (que significa dom de Deus). Os três Evangelhos sinópticos chamam-lhe sempre Bartolomeu ou Bar-Talmay (filho de Talmay em aramaico). Nasceu em Caná da Galiléia, naquela pequena aldeia onde Jesus transformou a água em vinho.

Bartolomeu é modelo para quem quer se deixar conduzir pelo Senhor, pois, assim encontramos no Evangelho de São João: "Filipe vai ter com Natanael e lhe diz: 'É Jesus, o filho de José de Nazaré'". Depois de externar sua sinceridade e aproximar-se do Cristo, Bartolomeu ouviu dos lábios do Mestre a sua principal característica: "Eis um verdadeiro israelita no qual não há fingimento" (Jo 1,47).

Pertencente ao número dos doze, São Bartolomeu conviveu com Jesus no tempo da vida pública e pôde contemplar no dia-a-dia o conteúdo de sua própria profissão de fé: "Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel". Depois da Paixão, glorificação do Verbo e grande derramamento do Espírito Santo em Pentecostes, conta-nos a Tradição que o apóstolo Bartolomeu teria evangelizado na Índia, passado para a Armênia e, neste local conseguido a conversão do rei Polímio, da esposa e de muitas outras pessoas, isto até deparar-se com invejosos sacerdotes pagãos, os quais martirizaram o santo apóstolo, após o arrancarem a pele, mas não o Céu, pois perseverou até o fim.


São Bartolomeu, rogai por nós!

Evangelho do dia.

Evangelho (João 1,45-51)

Sexta-Feira, 24 de Agosto de 2012
São Bartolomeu

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

45Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”.
46Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”.
50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Olá!

Olá povo de Deus!
E amados por Ele!
Começou a novena aqui da minha Paróquia Nossa Senhora da Glória,
estamos em festa, estou ensaiando uma dança para apresentarmos,
estava sem tempinho para entrar no blog.
Fotos:



Seguindo o exemplo da Virgem Maria

Não sabemos para onde apontam os sinais da realidade brasileira em momentos de campanhas eleitorais e do cenário de julgamento do mensalão. Será que, em tudo isso, está a vitória do povo brasileiro? Quem sairá ganhando? Quem vai perder? É a grande incógnita de um país que não prima pela justiça.
A Festa da Assunção de Maria contempla a vitória de Jesus Cristo sobre todos os poderes que tentam impedir a construção do reino de Deus. Maria é sinal da Igreja, cuja missão é conduzir o povo para a condição de liberdade e de vida feliz. Isto acontece na prática da fraternidade e da partilha em gesto de justiça.

A fé e o compromisso com o reino da vida são fundamentais. Isto é condição para que a pessoa seja sinal e aponte para o bem de forma correta. A fé na Palavra de Deus gera compromisso e faz das pessoas discípulas e missionárias de uma cultura de paz. Isto supõe dizer nas palavras de Maria: “Eis a serva do Senhor” (Lc 1, 38).

Quando vamos ao encontro do outro, como fez Maria em relação a Isabel, algo de revelador acontece. A generosidade, o serviço, o querer ajudar os mais necessitados acaba sendo sinal da presença de Deus, fazendo a pessoa superar todo tipo de atitude egocêntrica, egoísta e alheia às carências dos marginalizados da comunidade.

Tudo na natureza e na
história está submetido ao poder de Deus, mas é uma realidade também sujeita à ação do mal. O Apocalipse apresenta a figura do “dragão” que está, a todo momento, desarticulando os planos do Criador. É o retrato de quem sinaliza o poder destruidor, seja de autoridades ou de pessoas comuns.

Não podemos viver esperanças vãs nem uma fé inútil, porque deixamos de ser sinal de vida para o mundo. Maria, com muitos títulos, foi sinal de uma nova realidade. 
Ela é sinal da Igreja com a missão de levar Cristo para as pessoas.

Assunção de Nossa Senhora

15 de Agosto

Hoje, solenemente, celebramos o fato ocorrido na vida de Maria de Nazaré, proclamado como dogma de fé, ou seja, uma verdade doutrinal, pois tem tudo a ver com o mistério da nossa salvação. Assim definiu pelo Papa Pio XII em 1950 através da Constituição Apostólica Munificentissimus Deus: "A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre foi assunta em corpo e alma à glória celestial."

Antes, esta celebração, tanto para a Igreja do Oriente como para o Ocidente, chamava-se "Dormição", porque foi sonho de amor. Até que se chegou ao de "Assunção de Nossa Senhora ao Céu", isto significa que o Senhor reconheceu e recompensou com antecipada glorificação todos os méritos da Mãe, principalmente alcançados em meio às aceitações e oferecimentos das dores.

Maria contava com 50 anos quando Jesus subiu ao Céu. Tinha sofrido muito: as dúvidas do seu esposo, o abandono e pobreza de Belém, o desterro do Egito, a perda prematura do Filho, a separação no princípio do ministério público de Jesus, o ódio e perseguição das autoridades, a Paixão, o Calvário, a morte do Filho e, embora tanto sofrimento, São Bernardo e São Francisco de Sales é quem nos aponta o amor pelo Filho que havia partido como motivo de sua morte.

É probabilíssima, e hoje bastante comum, a crença de a Santíssima Virgem ter morrido antes que se realizasse a dispersão dos Apóstolos e a perseguição de Herodes Agripa, no ano 42 ou 44. Teria então uns 60 anos de idade. A tradição antiga, tanto escrita como arqueológica, localiza a sua morte no Monte Sião, na mesma casa em que seu Filho celebrara os mistérios da Eucaristia e, em seguida, tinha descido o Espírito Santo sobre os Apóstolos.

Esta a fé universal na Igreja desde tempos remotíssimos. A Virgem Maria ressuscitou, como Jesus, pois sua alma imortal uniu-se ao corpo antes da corrupção tocar naquela carne virginal, que nunca tinha experimentado o pecado. Ressuscitou, mas não ficou na terra e sim imediatamente foi levantada ou tomada pelos anjos e colocada no palácio real da glória. Não subiu ao Céu, como fez Jesus, com a sua própria virtude e poder, mas foi erguida por graça e privilégio, que Deus lhe concedeu como a Virgem antes do parto, no parto e depois do parto, como a Mãe de Deus.

Nossa Senhora da Assunção, rogai por nós!

Evangelho do dia.

Evangelho (Mateus 18,15-20)

Quarta-Feira, 15 de Agosto de 2012
19ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15“Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, à sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão. 16Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. 17Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um pecador público.
18Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. 19De novo, eu vos digo: se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isto vos será concedido por meu Pai que está nos céus. 20Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estou ali, no meio deles”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Seja sal, luz e fermento no mundo.

O Povo de Deus, conduzido por Moisés através do deserto, rumo à Terra Prometida, passou por muitas e diversificadas crises. O próprio Moisés teve suas dificuldades, pois deveria conduzir uma multidão de gente de "cabeça dura". Como muitos líderes de todas as épocas da história, a conselho de seu sogro (Cf. Ex 18,1-27), aprendeu a compartilhar seu trabalho com homens escolhidos sem acumular, nas próprias mãos, o poder e as múltiplas tarefas que comportava o cuidado da viagem pelo deserto. Aarão, Josué e tantos outros encontraram seu lugar para viver ao lado de Moisés o chamado que lhes era próprio.

O correr da história sagrada apresenta juízes, profetas e reis, todos chamados a exercer um serviço inestimável, chamados e inspirados por Deus. E que dizer de mulheres fortes, como Sara, Rute, Judite, Débora e muitas outras?
Muitas foram as pessoas conduzidas pelo Espírito do Senhor, cuja lembrança a Escritura registra, para que as sucessivas gerações estivessem abertas ao apelo de Deus. E não foram poucas as circunstâncias e os desafios experimentados por todas estas pessoas, preciosas aos olhos de Deus.

Os Evangelhos se abrem com a graça do chamado: Maria e José, Zacarias e Isabel, Simeão e a profetiza Ana, os discípulos de Jesus e, dentre eles, os doze apóstolos. E do meio do povo que seguia Jesus, conversões, curas, seguimento estrito do Senhor se multiplicam, oferecendo a moldura para toda aventura que se chame humana. Mais adiante, no Tempo do Espírito, relatado pelos Atos dos Apóstolos, entra na lista ler e rezar a Escritura Sagrada, ato de envolver-se com o mistério do chamado, a graça da vocação.

Homens firmes e provados, como os primeiros diáconos, convertidos como o eunuco da estrada de Gaza, o centurião Cornélio ou, mais do que todos, São Paulo, o apóstolo das gentes. Em todos, resplandece as armadilhas de amor tramadas por Deus para a graça do chamado.
Na Igreja de Jesus Cristo, em todas as épocas e situações, a realidade do chamado se faz presente. Vocação foi o chamado de eremitas e monges, cuja solidão foi habitada pela presença do Senhor e pelas muitas pessoas que, desde o princípio, foram atrás deles, porque procuravam Deus. Sua vida suscitou seguidores e, até hoje, existem e sempre existirão pessoas chamadas ao silêncio e ao claustro. Vocação são os grandes carismas, a pobreza com São Francisco, a contemplação com São João da Cruz e Santa Teresa D’Ávila, a pregação com São Domingos.

Vocação foi o apelo de Deus para o surgimento das Ordens e Congregações Religiosas, criadas para responder aos desafios sociais, à educação das crianças, adolescentes e jovens, ao cuidado da saúde, como as famílias de pessoas consagradas que Deus inspirou no século dezenove e no início do século vinte ou muitas Congregações missionárias. Vocação são as novas formas de dedicação a Deus, chamadas “Comunidades Novas”.

Desde o princípio, o Senhor chamou homens para o episcopado, o presbiterado e o diaconado, o ministério ordenado, para o serviço da Palavra, do Altar e do Pastoreio. Trata-se de um chamado específico dentro da Igreja, são as vocações que brotam em nossas comunidades paroquiais.

Se alguém não se sentir tocado por tais “vagas” de trabalho, certamente é porque seu lugar, de uma imensa e qualificada maioria, é a do leigo ou leiga, presente na Igreja, comprometido com os valores do Evangelho, vocação magnífica para ser sal, luz e fermento no mundo, oferecendo-se como hóstia agradável a Deus. Mais ainda! Que lugar carregado de dignidade é aquele ocupado pelas pessoas chamadas ao matrimônio, homens e mulheres encarregados de realizar, nos lares cristãos, a imagem do relacionamento existente na família mais perfeita, Pai e Filho e Espírito Santo.

Existe um mistério que toca, de perto, todos os homens e mulheres batizados, sem exceção, no olhar pessoal de Deus, nosso Criador e Guia, que quer dizer, de novo, neste mês dedicado às vocações (Cf. Mt 20,1-16):
“Por que estais aí o dia inteiro desocupados? Ide vós também para a minha vinha”. Deus acompanha os fiéis e os cumula com Sua inesgotável bondade, restaurando o que por Ele mesmo foi criado e conservando o que foi restaurado. Há muito a fazer, quando as pessoas, mesmo quando não se expressam assim, gritam insistentemente (Jo 6,28): “Que devemos fazer para realizar as obras de Deus?” Quem acolhe Sua graça não pode ficar indiferente! O mundo em que vivemos clama pela nossa resposta ao chamado de Deus e pelo nosso testemunho qualificado, grita pela nossa vocação!

Santa Lídia.

3 de Agosto

Uma antiga tradição cristã a respeito do culto aos santos demonstra que Santa Lídia foi uma das primeiras santas a serem veneradas dentro da fé católica.

Lídia era uma prosélita, ou seja, uma pagã convertida ao judaísmo. Veio da Grécia asiática e instalou-se para o seu comércio em Filipos, porto do Mar Egeu. Fez-se cristã pelo ano de 55, quando São Paulo evangelizava essa região. São Lucas, que andava com o Apóstolo, contou este episódio:

"...Filipos, que é a cidade principal daquele distrito da Macedônia, uma colônia (romana). Nesta cidade nos detivemos por alguns dias. No sábado, saímos fora da porta para junto do rio, onde pensávamos haver lugar de oração. Aí nos assentamos e falávamos às mulheres que se haviam reunido. Uma mulher, chamada Lídia, da cidade dos tiatirenos, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava. O Senhor abriu-lhe o coração, para atender às coisas que Paulo dizia" (At 16,12-14)

As formalidades da canonização levam frequentemente muitos anos. Foram, porém, curtíssimas ao tratar-se de Santa Lídia. Foi Barónio (+ 1607) que, em 1586, com sua própria autoridade, a introduziu no Martirológio romano, cuja revisão lhe estava entregue.

Santa Lídia, rogai por nós!

Evangelho do dia.

Evangelho (Mateus 13,54-58)

Sexta-Feira, 3 de Agosto de 2012
17ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 54dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: “De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? 55Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56E suas irmãs não moram conosco? Então de onde lhe vem tudo isso? 57E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!” 58E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé.


- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Lista atualizada Catequistas Unidos.

Catequistas Unidos!
1.CATEQUESE NA NET por Claudia de Jesus Pinheiro
http://www.catequesenanet.com.br/

2.CATEQUISTA ADELINO (DEL) E AMIGOS por Adelino J. Vieira 

3. BLOG AMANDO A CATEQUESE por Renata Schmitz Furlan

4.CATEQUISTA ROBERTA por Roberta

5.CATEQUESE COM CRIANÇAS por Jonathan Cruz


6.CATEQUESE CAMINHANDO por Clécia e Sandra

7-CATEQUESE CASA FORTE por Tereza Diniz

8.CATEQUESE CHAMADO DE DEUS por Rosemary Marqui

9.CATEQUIZANDO FELIZ por Cris Menezes

10.CATEQUESE SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS por Cassia Neves

11.CATEQUESE EM REDE por Catequese em Rede

12.CATEQUESE INFANTO JUVENIL por Rafael Nery

13.CATEQUESE KIDS por Layse Bispo

14.CATEQUISTA JAQUELINE por Catequista Jaqueline

15.CATEQUISTA ANGÉLICA por Angélica

16.CATEQUESIS GUADALUPANA por Isabel

17.CATEQUISTA DECA por Lurdes da Silva Visintainer Pinheiro

18.CATEQUISTA ROBERTO por Roberto Garcia

19.CAMINHANDO AO ENCONTRO DE JESUS por Ivani

20.FAMÍLIA PARA DEUS por Manoel Xavier

21.ELIANE CATEQUISTA por Elaine

22.CATEQUIZANDO COM AMOR por Érica Magro

23.ESCOLA DA FÉ CASA FORTE por Tereza Diniz

24.SOU CATEQUISTA DE IVC por Imaculada Cintra

25.JARDIM DA FÉ por Cristiane

26.CATEQUESE INFANTIL SÃO JOSÉ OPERÁRIO por catequese infantil São José Operário

27. BLOG DA NENA por Blog da Nena

28.PÃOZINHO DO CÉU por Pãozinho do Céu

29.PARÓQUIA SÃO PEDRO E SÃO PAULO por Reinaldo Fonseca

30.RENASCI NA FÉ-2011 por Regina Filomena Murbach

31. AO ENCONTRO DE CRISTO  –  por Ronei Figueiredo e Matheus Augusto

32.SEMEANDO CATEQUESE pela Catequista Sheila

33. ALFA & ÔMEGA por Alfa & Ômega

34. VINDE TODOS EVANGELIZAR por Silvanety M. David

35.PEDACINHO DO CÉU por Joana

36. TIA PAULA por Ana Paula

37.RE ROSSINI por Renata Rossini

38.QUERO “SER” COMUNIDADE por Quero "ser" Comunidade

39.PERSEVERANÇA N.S. DO AMPARO por Abílio Gonçalves

40.CAMINHANDO COM JESUS por Caminhando com Jesus

41.CRESCER EM COMUNHÃO por Hellen

42.NINOS DA CATEQUESE E INFÂNCIA MISSIONÁRIA por Catarina E Pedro Leopoldo

43.PRÉ-CATEQUESE por Ivani

44.NOS PASSOS DE JESUS por Angela

45.CATEQUESE COM AMOR por Rosane Viana

46.CATEQUISTA, SEMEANDO AMOR por Lucyanna Rodrigues

47.UM SIMPLES SERVO DE CRISTO por Seminarista Anderson Ribeiro

48.PARA JESUS COMICS por Alexandre Pinheiro

49.CANTINHO DA VAL por Val

50.CATEQUIZANDO COM JESUS por Patrícia S. Bonot

51.CATEQUISTA AMADORA por Angela Rocha

52.VIVE E REINA por Márcia Nunes

53.COM JESUS E COM MARIA por Marcia

54.TIA HELENA NO CORAÇÃO DE JESUS por Tia Helenahttp://tiahelenanocoracaodejesus.blogspot.com.br/

55.CATEQUESE ANUNCIADORES DE CRISTO por Catequese Anunciadores de Cristo

56.CATEQUISTA GISA por Gisele Cristo

57.JARDIM DA FÉ por Kesia Lima

58.EIS-ME AQUI SENHOR por Eis-me Aqui Senhor

59.CATEQUESE PARÓQUIA RAINHA SANTA ISABEL por Luciana

60. PASTORAL CATEQUESE IBICARAI por  Marcos  Menezes
61.CATEQUESE É VOCAÇÃO por Catequese é Vocação

62.CATEBRINCANDO por Verginia//Lurdes

63.CANTINHO RELIGIOSO por Juliana Leilany

64.VIDA NOVA por Ilze

65.CATEQUISANDO NA NET por Cássia

66.CATECICLAR por Catequese Paróquia N. Srª. Aparecida

67.CATEQUESE RENOVADA por Leno Martins

68.CATEQUESE ESTIVA por Bruniélen Oliveira

69.SILVINHA.COM por Silvia Martins de Jesus

70.CATEQUISTA LUCAS por Lucas

71.CATEQUESE INFANTIL SANTA BÁRBARA por Catequese Infantil - Paróquia Santa Bárbara

72.CAMINHANDO COM JESUS por Ivani Alves

73.CATEQUESE DE SANTA TERESINHA por Gracinha

74.CATEQUESE DA PARÓQUIA N. S.APARECIDA por Gigantes de Cristo

75.EVANGELIZAR É PRECISO por Edite

76.CATEQUESE E PARTILHA por Ana Virgínia

77.CATEQUISTA BIA por Bia Lucas De Sá

78.VICENTINHOS – JUNDIAÍ por Vicentinhos

79.BÁLSAMO DE VIDA por Catequese Bálsamo de Vida

80.PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO por Jacozinho do Senhor

81.CRIARTE PRA JESUS Por Carminha de Souza

82.CAMINHANDO PARA O CÉU por Cynthia Brito

83.MISSA COM CRIANÇAS PSBJ por Rodrigo Boechaat

84.JOVENS MISSIONÁRIOS NA NET por Claudia de Jesus Pinheiro

85.TURMINHA DO RANCHO DAS PERERECAS por Turminha do Rancho das Pererecas

86. FAMÍLIA PEDROSA por Família Pedrosa

87.CAMINHO DA FÉ por Rosemary de Marqui Correia Filha

88.CATEQUESE ALTO TAQUIRI por Catequese Alto Taquari

89.CATEQUESE EUCARÍSTICA por Denyse Cristina 
http://catequeseinfanciaeucaristica.blogspot.com.br/ 

90.ÁGUAS PROFUNDAS Por José Prado http://www.aguasprofundasevangelizacao.blogspot.com.br/

91. Catequese São Jose Operário Por Sandra Bueno NOVO
http://sjoperariocatequese.blogspot.com/

92. Catequistas Operários por Eloiza Amaral 
NOVO 
http://catequistasoperarios.blogspot.com.br/

93. Catequese Genial por Eugenia Gonçalves 
NOVO 
http://catequesegenial.blogspot.com.br/

94. Catequese com Gi por Gicélia Germano 
NOVO 
http://catequesecomgigermano.blogspot.com/

95. Catequese São Francisco de Assis por Heberty Costa 
NOVO 
http://www.catequeseitalva.com.br/

96. Catequese Capela Dom Bosco por Kissila Telles 
NOVO 
http://catequesedombosco.blogspot.com.br/

97. Catequese com Amor SPA por Lucia 
NOVO 
http://catequesecomamorspa.blogspot.com.br/

98. Construindo a Catequese por Regiane Estanqueiro 
NOVO 
http://construindocatequese.blogspot.com/