Bem vindos ao blog Caminhando com Jesus!
Nossa Senhora da Glória, rogai por nós!

Seguidores de Jesus

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Atividade para Catequese


5º ENCONTRO: JESUS NOS ENSINA A REZAR

Jesus ensinou aos discípulos que Deus é Pai, amor, misericórdia e perdão. Em meio a tudo o que fazia Jesus, sempre se retirava para orar ao Pai sozinho, na montanha, como também participava do culto na sinagoga com o povo, onde meditava sobre a Sagrada Escritura.
Os Apóstolos, vendo que Jesus rezava sempre, quiseram imitá-lo.
Um dia, quando Jesus terminava a sua oração, um dos Apóstolos fez a Ele um pedido. Vamos ver este fato em nossa Bíblia.

& Vamos procurar na Bíblia: Mt 6, 9-13 / Lc 11, 1- 4

Rezar é uma das formas de comunicarmos e de cultivar a presença de Deus em nossas vidas, seja pessoal ou comunitária. A oração é a comunicação onde buscamos ir ao encontro de Deus nosso Pai sem esconder nada. É contar tudo o que estamos sentindo, pensando e vivendo, é também para agradecer pela nossa vida, família e tudo que temos.
Mesmo que sejam grandes os nossos compromissos, devemos primeiramente dedicar um tempo para conversar com Deus: ao levantar (Mc 1, 35), à noite (Lc 6, 12), à hora das refeições, no estudo, na tristeza (Lc 22, 41), na alegria (Lc 10, 21), na saúde e na doença (Lc18,1) .
E assim Jesus nos ensina a mais bela de todas as orações: o Pai Nosso.
É através desta oração que Jesus nos ensina a chamarmos Deus de Pai.
Na oração do Pai Nosso Jesus resume tudo que podemos e devemos pedir a Deus.Vamos entender a Oração que Jesus ensinou aos Apóstolos.

Quando rezamos o Pai Nosso fazemos a Deus Pai sete pedidos:

1º Pedido: Pai Nosso que estais no céu: chamamos a Deus de Pai, reconhecemos Deus como Santo, o Senhor de todas as coisas, cheio de glória e majestade. Nós dizemos “Pai Nosso” e não “Meu Pai”, isto quer dizer que todos são filhos do único Pai, somos irmãos de todos, independente de raça e condição social.

2º Pedido: Santificado seja o Vosso Nome: que o seu Nome seja Santificado, querido, louvado por nós, porque é Santo. O Nome de Deus será Santificado quando acolhermos com gestos de amor o nosso irmão necessitado, faminto, doente e abandonado.
3º Pedido: Venha a nós o vosso Reino: que Deus more no coração das pessoas e em toda a parte, para que haja paz, amor, compreensão entre todos. Estamos pedindo com insistência que se realize na terra o que acontece no céu.

4º Pedido: Seja feita a Vossa Vontade, assim na terra como no céu: que tudo de bom aconteça para ficarmos mais parecidos com o seu Filho Jesus Cristo. Dizemos seja feita a Sua Vontade e não a nossa.

5º Pedido: O pão nosso de cada dia nos dai hoje: que não falte nada a ninguém o necessário para viver como gente, como filho(a) de Deus. Dizemos ao Pai que vamos partilhar e a repartir o pão material 28
(roupa, comida, habitação, saúde, lazer, etc.) com nossos irmãos mais carentes e que se encontram mais necessitados materialmente.
Também dizemos ao Pai que vamos ajudar a saciar outro tipo de fome, da qual muitas pessoas sofrem ao nosso redor: são pessoas famintas de paz, de perdão, fraternidade, amizade, amor, compreensão, carinho, etc.

6º Pedido: Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos têm ofendido: que tenhamos um coração aberto, generoso, capaz de perdoar a todos do mesmo modo como Deus, nosso Pai, nos perdoa das nossas fraquezas.
Estamos reconhecendo que muitas vezes, nós erramos e magoamos nossos irmãos, amigos e professores. Deus Pai de Jesus e nosso Pai está sempre pronto a nos perdoar, se nós nos arrependermos. Quando perdoamos, ficamos parecidos com Deus.

7º Pedido: Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal: que sejamos fortes, capazes de todo o bem e de vencer o mal.
Como gente somos fracos. A tentação da preguiça, da má vontade, da pirraça, da raiva, da falta de paciência e de muitas outras fraquezas nos levam para o caminho do mal.
Jesus quer para nós somente o bem, por isso, Ele nos ensina a pedir ao Pai que nos livre do mal da desunião, da maldade, da inveja, da incompreensão, da miséria, do que faz as pessoas infelizes.

Encerramos com o Amém: quer dizer “Faço a vontade do Pai e não a minha”.

1) Mostre que entendeu o sentido da oração do Pai Nosso, respondendo abaixo:
a) Deus é Pai de __________
b) Por que podemos dizer “Pai Nosso”? ______________________
_____________________________________________________
c) Santificado seja o vosso nome, assim na terra como no céu.
Onde Deus deve ser santificado? ________________ e no .___________
d) Como podemos santificar o nome de Deus?
________________________________________________________________________.
________________________________________________________________________.
e) Seja feita a vossa vontade. Qual é a vontade de Deus Pai?
________________________________________________________________________.
________________________________________________________________________.
f) Assinale com um X a resposta certa: Jesus ensinou a rezar assim: “Venha a nós o vosso Reino”. O que Jesus quer dizer com a palavra “Reino”?
[   ] um lugar lindo, como um rei, castelos e muito dinheiro
[   ] uma vida de paz, alegria, amor com Deus e com as pessoas.
g) Dizendo “livrai-nos do mal”, de que males estamos querendo que Deus nos proteja?
________________________________________________________________________.
________________________________________________________________________.

Santa Jacinta Marescotti


30 de Janeiro

Santa Jacinta MarescottiEm Roma, em 1585, nasceu Jacinta, dentro de uma família muito nobre, religiosa, com posses, mas que possuía, principalmente, a devoção, o amor acima de tudo. Seus pais faziam de tudo para que os filhos conhecessem Jesus e recebessem uma ótima educação.

Jacinta Marescotti que, então, tinha como nome de batismo Clarisse, foi colocada num convento para a sua educação, numa escola franciscana, juntamente com as irmãs. Uma das irmãs dela já era religiosa franciscana.

Crescendo na educação religiosa, com valores. No entanto, a boa formação sempre respeita a liberdade. Já moça e distante daqueles valores por opção, ela quis casar-se. Saiu da vida religiosa, começou a percorrer caminhos numa vida de pecados, entregue à vaidade, à formosura e aos prazeres. Enfim, ia se esvaziando. Até que outra irmã sua veio a se casar. Sua reação não foi de alegria ou de festa, pelo contrário, com inveja e revolta ela resolveu entrar novamente na vida religiosa.

A consequência foi muito linda, porque ao entrar nesse segundo tempo, ela voltou como estava: vazia, empurrada por ela própria, pela revolta. Lá dentro, ela foi visitada por sofrimentos. Seu pai, que tanto ela amava e que lhe dava respaldo material, faleceu, foi assassinado. Ela pegou uma enfermidade que a levou à beira da morte. Naquele momento de dor, ela pôde rever a sua vida e perceber o quanto Deus a amava e o quanto ela não correspondia a esse amor.

Arrependeu-se, quis confessar-se e o sacerdote foi muito firme, inspirado naquele momento a dizer: “Eu só entro para o sacramento da reconciliação se sair, do quarto dela, tudo aquilo que está marcado pelo luxo e pela vaidade”. Até as suas vestes eram de seda, diferente das outras irmãs. Ela aceitou, pois já estava num processo de conversão. Arrependeu-se, confessou-se e, dentro do convento, começou a converter-se.

Jacinta Marescotti de tal forma empenhou-se na vida de oração, de pobreza, de castidade e vivência da regra que tornou-se, mais tarde, mestra de noviças e superiora do convento.

Deus faz maravilhas na vida de quem se deixa converter pelo Seu amor.

Santa Jacinta Marescotti, rogai por nós!

Evangelho do dia.


Evangelho (Marcos 4,1-20)

Quarta-Feira, 30 de Janeiro de 2013
3ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus começou a ensinar de novo às margens do mar da Galileia. Uma multidão muito grande se reuniu em volta dele, de modo que Jesus entrou numa barca e se sentou, enquanto a multidão permanecia junto às margens, na praia.
2Jesus ensinava-lhes muitas coisas em parábolas. E, em seu ensinamento, dizia-lhes:3“Escu­tai! O semeador saiu a semear. 4Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; vieram os pássaros e a comeram. 5Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; brotou logo, porque a terra não era profunda, 6mas, quando saiu o sol, ela foi queimada; e, como não tinha raiz, secou. 7Outra parte caiu no meio dos espinhos; os espinhos cresceram, a sufocaram, e ela não deu fruto.
8Outra parte caiu em terra boa e deu fruto, que foi crescendo e aumentando, chegando a render trinta, sessenta e até cem por um”. 9E Jesus dizia: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. 10Quando ficou sozinho, os que estavam com ele, junto com os Doze, perguntaram sobre as parábolas. 11Jesus lhes disse: “A vós, foi dado o mistério do Reino de Deus; para os que estão fora, tudo acontece em parábolas, 12para que olhem mas não enxerguem, escutem mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam perdoados”.
13E lhes disse: “Vós não com­preendeis esta parábola? Então, como compreendereis todas as outras parábolas? 14O semeador semeia a Palavra. 15Os que estão na beira do caminho são aqueles nos quais a Palavra foi semeada; logo que a escutam, chega Satanás e tira a Palavra que neles foi semeada. 16Do mesmo modo, os que receberam a semente em terreno pedregoso, são aqueles que ouvem a Palavra e logo a recebem com alegria, 17mas não têm raiz em si mesmos, são inconstantes; quando chega uma tribulação ou perseguição, por causa da Palavra, logo desistem.
18Outros recebem a semente entre os espinhos: são aqueles que ouvem a Palavra;19mas quando surgem as preocupações do mundo, a ilusão da riqueza e todos os outros desejos, sufocam a Palavra, e ela não produz fruto. 20Por fim, aqueles que recebem a semente em terreno bom são os que ouvem a Palavra, a recebem e dão fruto; um dá trinta, outro sessenta e outro cem por um.” 

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Atividade para Catequese

4º ENCONTRO: JESUS FORMA SUA EQUIPE

Por causa dos milagres que realizava e também por seus ensinamentos, Jesus se tornava cada vez mais conhecido e a cada dia crescia o número dos seus seguidores: os Discípulos.
Jesus, no entanto, queria formar um grupo de amigos que pudesse continuar a sua Missão.
Um dia, decidiu que era a hora para a escolha desses seus amigos. Ele se isolou de todos. Foi para a montanha rezar, ficou toda a noite em oração, conversando com o Pai.
Pela manhã Ele chamou os seus Discípulos e, entre eles, escolheu doze, e os chamou de Apóstolos.

& Vamos procurar na Bíblia: Lc 6, 12-16 ou Mc 3, 17-19

O grande convite de Jesus para eles:
Eles deixaram tudo o que possuíam e foram com Jesus, acompanhando-o em suas viagens e pregações.
Muitos deles eram pescadores, homens muito simples e com pouca instrução. Jesus ficava conversando com eles, explicando e ensinando as coisas de Deus e do Reino.
Jesus comia com eles, andava no barco que era deles, pescavam juntos e repousavam nas casas de pessoas amigas como Marta, Maria e Lázaro.
Eles começaram a perceber que este chamado de Jesus e a missão que ele confia aos seus amigos é uma vida nova que começa para eles.
Eles perceberam que seguir Jesus significa pensar no bem dos outros, e não viver só para si mesmo: procurar ajudar a todos e de modo especial aos mais fracos, aos doentes e aos rejeitados.
Ser Discípulo de Jesus significa ter grande amizade com Ele, estar muito próximo DEle e viver com Ele a aventura do Reino, isto é, acolher os pobres, não ignorar os doentes e os presos, enfim, fazer o bem a todos.
Foi do grupo dos Doze Apóstolos que nasceu a Igreja, que está espalhada pelo mundo todo, formando a grande família de Deus.
O Papa e os Bispos são sucessores dos Apóstolos. Eles e nós somos os colaboradores no programa de vida de Jesus.

Santo Tomás de Aquino


28 de Janeiro


Santo Tomás de AquinoNeste dia lembramos uma das maiores figuras da teologia católica: Santo Tomás de Aquino. Conta-se que, quando criança, com cinco anos, Tomás, ao ouvir os monges cantando louvores a Deus, cheio de admiração perguntou: "Quem é Deus?".

A vida de santidade de Santo Tomás foi caracterizada pelo esforço em responder, inspiradamente para si, para os gentios e a todos sobre os Mistérios de Deus. Nasceu em 1225 numa nobre família, a qual lhe proporcionou ótima formação, porém, visando a honra e a riqueza do inteligente jovem, e não a Ordem Dominicana, que pobre e mendicante atraia o coração de Aquino.

Diante da oposição familiar, principalmente da mãe condessa, Tomás chegou a viajar às escondidas para Roma com dezenove anos, para um mosteiro dominicano. No entanto, ao ser enviado a Paris, foi preso pelos irmãos servidores do Império. Levado ao lar paterno, ficou, ordenado pela mãe, um tempo detido. Tudo isto com a finalidade de fazê-lo desistir da vocação, mas nada adiantou.

Livre e obediente à voz do Senhor, prosseguiu nos estudos sendo discípulo do mestre Alberto Magno. A vida de Santo Tomás de Aquino foi tomada por uma forte espiritualidade eucarística, na arte de pesquisar, elaborar, aprender e ensinar pela Filosofia e Teologia os Mistérios do Amor de Deus.

Pregador oficial, professor e consultor da Ordem, Santo Tomás escreveu, dentre tantas obras, a Suma Teológica e a Suma contra os gentios. Chamado "Doutor Angélico", Tomás faleceu em 1274, deixando para a Igreja o testemunho e, praticamente, a síntese do pensamento católico.

Santo Tomás de Aquino, rogai por nós!

Evangelho do dia.


Evangelho (Marcos 3,22-30)

Segunda-Feira, 28 de Janeiro de 2013
Santo Tomás de Aquino

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 22os mestres da Lei, que tinham vindo de Jerusalém, diziam que ele estava possuído por Beelzebul, e que pelo príncipe dos demônios ele expulsava os demônios.
23Então Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como é que Satanás pode expulsar a Satanás? 24Se um reino se divide contra si mesmo ele não poderá manter-se.25Se uma família se divide contra si mesma, não poderá manter-se. 26Assim, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, não poderá sobreviver, mas será destruído.27Ninguém pode entrar na casa de um homem forte para roubar seus bens, sem antes o amarrar. Só depois poderá saquear sua casa.
28Em verdade vos digo: tudo será perdoado aos homens, tanto os pecados, como qualquer blasfêmia que tiverem dito. 29Mas quem blasfemar contra o Espírito Santo, nunca será perdoado, mas será culpado de um pecado eterno”. 30Jesus falou isso, porque diziam: “Ele está possuído por um espírito mau”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Atividades para a Catequese


3º ENCONTRO:  JESUS INICIA SUA MISSÃO A PARTIR DO BATISMO

Sabemos como são importantes os preparativos para uma festa.
Tudo tem de estar bem bonito.
Deus Pai desejou que antes alguém preparasse o povo para receber seu Filho. E assim nasceu João Batista. Ele era primo de Jesus, filho de Zacarias e Isabel. Cresceu e foi para o deserto onde passou muito tempo fazendo penitência. João Batista cresceu com a mesma esperança do seu povo: todos esperavam um Messias, um Rei, que viria para libertá-los da opressão e fazer justiça. Quando ficou adulto, saiu pregando a Palavra de Deus para que as pessoas se convertessem.
João Batista era muito corajoso, falava sempre a verdade e denunciava o pecado, até mesmo dos chefes do povo. João Batista foi o último profeta do Antigo Testamento, escolhido por Deus para anunciar a chegada do Salvador.

 Vamos procurar na Bíblia: Mt 3, 13-17

João Batista pregava e batizava no Rio Jordão. Ao completar 30 anos Jesus (o Messias, o Salvador anunciado pelos profetas do Antigo Testamento) foi ao Rio Jordão para ouvir João Batista e ser batizado por ele para que se cumprissem as Escrituras.
João reconhece que Jesus é o enviado de Deus e diz a todos: “É Ele o Messias” “Eis o cordeiro que tira o pecado do Mundo” (Jo 1, 29).
Jesus pede para ser Batizado por João Batista, que fica indeciso, mas aceita o seu pedido. E Jesus é batizado. Neste momento....

Vamos ler Mt 3, 16-17 e saber o que aconteceu!

Após o Batismo Jesus também foi para o deserto onde ficou 40 dias, rezando e fazendo jejum. Enquanto isto, muitas pessoas, ouviam as pregações de João Batista que os convidava a deixar a vida de pecado e voltar-se para Deus. Muitos se convertiam. Porém, algumas pessoas (chefes do povo) não gostaram e começaram a persegui-lo até que ele foi preso.

Vamos procurar na Bíblia: Mt 4, 12-17

Ao retornar do deserto, Jesus soube que João Batista tinha sido preso, então, deixa sua casa e viaja de cidade em cidade, de aldeia em aldeia, levando sua mensagem de esperança para todos, especialmente para os marginalizados e empobrecidos.
Em Nazaré, Jesus vai à sinagoga, no sábado, conforme o costume dos judeus. Aí começou a apresentar-se como Messias esperado pelo povo.
O que o povo esperava do Messias?
Alguns queriam um Messias líder guerreiro, que ajudasse o povo a libertar-se dos romanos. Outros achavam que o Messias iria recompensar os que praticassem a lei. Porém todos esperavam que o Messias fosse um grande Rei, importante e poderoso...
Jesus, que nasceu na pobreza, veio para todos, mas principalmente para os pobres e necessitados. Curou os doentes, consolou os aflitos, acolheu os pecadores, os que eram marginalizados pela sociedade. Jesus passou a vida fazendo o bem.
O Programa de Vida de Jesus é ser amigo de todas as pessoas, principalmente dos pobres, doentes e oprimidos.
E Jesus pede que nós também façamos como Ele fez. E isso nos dá esperança de lutarmos para que o mundo seja transformado num reino de paz, de justiça, de amor, de fraternidade.
Em Jesus, Deus que libertar a todos de modo total.O Reino de Deus é muito mais que uma vida feliz aqui na terra.



1) Complete as frases abaixo:
a. João Batista pregava um Batismo de __ __ __ __ __ __ __ __ __
b. Ele batizava as pessoas no Rio __ __ __ __ __ __
c. A Mãe de João Batista chamava-se __ __ __ __ __ __
d. O Pai de João Batista chamava-se __ __ __ __ __ __ __ __
e. João Batista veio preparar os caminhos para __ __ __ __ __
f. João Batista era __ __ __ __ __ de Jesus.
h. “Fazei penitência, porque o __ __ __ __ __ dos Céus está próximo” (Mt 3,2)
i. Depois de ser batizado por João Batista, Jesus vai para o __ __ __ __ __ __ __.
j. Num dia de __ __ __ __ __ __ Jesus vai à sinagoga e se apresenta como __ __ __ __ __ __ __ .
k. O programa de vida de Jesus é ser amigo de todas as pessoas, principalmente dos __ __ __ __ __ __, dos __ __ __ __ __ __ __ e dos __ __ __ __ __ __ __ __ __ .

Conversão de São Paulo


25 de Janeiro


Conversão de São PauloO apóstolo dos gentios e das nações nasceu em Tarso. Da tribo de Benjamim, era judeu de nação. Tarso era mais do que uma colônia de Roma, era um município. Logo, ele recebeu também o título de cidadão romano. O seu pai pertencia à seita dos fariseus. Foi neste ambiente, em meio a tantos títulos e adversidades, que ele foi crescendo e buscando a Palavra de Deus.

Combatente dos vícios, foi um homem fiel a Deus. Paulo de Tarso foi estudar na escola de Gamaliel, em Jerusalém, para aprofundar-se no conhecimento da lei, buscando colocá-la em prática. Nessa época, conheceu o Cristianismo, que era tido como um seita na época. Tornou-se, então, um grande inimigo dessa religião e dos seguidores desta. Tanto que a Palavra de Deus testemunha que, na morte de Santo Estevão, primeiro mártir da Igreja, ele fez questão de segurar as capas daqueles que o [Santo Estevão] apedrejam, como uma atitude de aprovação. Autorizado, buscava identificar cristãos, prendê-los, enfim, acabar com o Cristianismo. O intrigante é que ele pensava estar agradando a Deus. Ele fazia seu trabalho por zelo, mas de maneira violenta, sem discernimento. Era um fariseu que buscava a verdade, mas fechado à Verdade Encarnada. Mas Nosso Senhor veio para salvar todos.

Encontramos, no capítulo 9 dos Atos dos Apóstolos, o testemunho: "Enquanto isso, Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Apresentou-se ao príncipe dos sacerdotes e pediu-lhes cartas para as sinagogas de Damasco, com o fim de levar presos, a Jerusalém, todos os homens e mulheres que seguissem essa doutrina. Durante a viagem, estando já em Damasco, subitamente o cercou uma luz resplandecente vinda do céu. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: 'Saulo, Saulo, por que me persegues?'. Saulo então diz: 'Quem és, Senhor?'. Respondeu Ele: 'Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro te é recalcitrar contra o aguilhão'. Trêmulo e atônito, disse Saulo: 'Senhor, que queres que eu faça?' respondeu-lhe o Senhor: 'Levanta-te, entra na cidade, aí te será dito o que deves fazer'".

O interessante é que o batismo de Saulo é apresentado por Ananias, um cristão comum, mas dócil ao Espírito Santo.

Hoje estamos comemorando o testemunho de conversão de São Paulo. Sua primeira pregação foi feita em Damasco. Muitos não acreditaram em sua mudança, mas ele perseverou e se abriu à vontade de Deus, por isso se tornou um grande apóstolo da Igreja, modelo de todos os cristãos.

São Paulo de Tarso, rogai por nós!

Evangelho do dia


Evangelho (Marcos 16,15-18)

Sexta-Feira, 25 de Janeiro de 2013
Conversão de São Paulo

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

É a hora do Espírito Santo de Deus!

É tempo de restauração! Nós somos o povo de Deus de hoje! Houve o povo da primeira Aliança: os judeus. Eles ainda continuam sendo o povo do Senhor. Mas existe agora o povo da Nova Aliança, que somos nós. Assim como o Senhor precisou ressuscitar o povo da Antiga Aliança, e não uma só vez, Ele agora, nestes tempos, quer fazer muito mais. Graças a Deus estamos no começo dessa obra de ressurreição. 

O Senhor quer restaurar o povo de Deus que somos nós. Ele quer restaurar a Sua Igreja. Não se trata de reformar. É muito mais que isso, é muito mais lindo! É restaurar a Igreja.

“Profetiza ao espírito, disse-me o Senhor, profetiza, filho do homem, e dirige-te ao espírito: eis o que diz o Senhor Javé: vem, espírito, dos quatro cantos do céu, sopra sobre esses mortos para que revivam” (Ezequiel 37, 9-10ss).

Nós somos esses ossos ressequidos. O Senhor quer ressuscitar o Seu povo que está igualzinho àqueles ossos: “Nossos ossos estão secos, nossa esperança está morta! Estamos perdidos” (cf. Ezequiel 37, 11).

O Senhor, Ele mesmo, está renovando a Sua Igreja com o poder do Seu Espírito. É a hora do Espírito! É a hora da Igreja! 

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

Santo Antão


17 de Janeiro


Santo AntãoPai do monaquismo cristão, Santo Antão nasceu no Egito em 251 e faleceu em 356; viveu mais de cem anos, mas a qualidade é maior do que a quantidade de tempo de sua vida, pois viveu com uma qualidade de vida santa que só Cristo podia lhe dar. Com apenas 20 anos, Santo Antão havia perdido os pais; ficou órfão com muitos bens materiais, mas o maior bem que os pais lhe deixaram foi uma educação cristã. Ao entrar numa igreja, ele ouviu a proclamação da Palavra e se colocou no lugar daquele jovem rico, o qual Cristo chamava para deixar tudo e segui-Lo na radicalidade. Antão vendeu parte de seus bens, garantiu a formação de sua irmã, a qual entrou para uma vida religiosa. Enfim, Santo Antão foi passo-a-passo buscando a vontade do Senhor. Antão deparou-se com outra palavra de Deus em sua vida “Não vou preocupeis, pois, com o dia de amanhã. O dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado”(Mt 6,34). O Espírito Santo o iluminou e ele abandonou todas as coisas para viver como eremita. Sabendo que na região existiam homens dedicados à leitura, meditação e oração, ele foi aprender. Aprendeu a ler e, principalmente a orar e contemplar. Assim, foi crescendo na santidade e na fama também.

Sentiu-se chamado a viver num local muito abandonado, num cemitério, onde as pessoas diziam que almas andavam por lá. Por isso, era inabitável. Ele não vivia de crendices; nenhum santo viveu. Então, foi viver neste local. Na verdade, eram serpentes que estavam por lá e , por isso, ninguém se aproximava. A imaginação humana vê coisas onde não há. Santo Antão construiu muros naquele lugar e viveu ali dentro, na penitência e na meditação. As pessoas eram canais da providência, pois elas lhe mandavam comida, o pão por cima dos muros; e ele as aconselhava. Até que, com tanta gente querendo viver como Santo Antão, naquele lugar surgiram os monges. Ele foi construindo lugares e aqueles que queriam viver a santidade, seguindo seus passos, foram viver perto dele. O número de monges foi crescendo, mas o interessante é que quando iam se aconselhar com ele, chegavam naquele lugar vários monges e perguntavam: "Onde está Antão?". E lhes respondiam: "Ande por aí e veja a pessoa mais alegre, mais sorridente, mais espontânea; este é Antão".

Ele foi crescendo em idade, em sabedoria, graça e sensibilidade com as situações que afetavam o Cristianismo. Teve grande influência junto a Santo Atanásio no combate ao arianismo. Ele percebeu o arianismo também entre os monges, que não acreditavam na divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo. Antão também foi a Alexandria combater essa heresia. Santo Antão viveu na alegria, na misericórdia, na verdade. Tornou-se abade, pai, exemplo para toda a vida religiosa. Exemplo de castidade, de obediência e pobreza.

Santo Antão, rogai por nós!

Evangelho do dia.


Evangelho (Marcos 1,40-45)

Quinta-Feira, 17 de Janeiro de 2013
Santo Antão


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 40um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: “Se queres, tens o poder de curar-me”. 41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: “Eu quero: fica curado!” 42No mesmo instante, a lepra desapareceu, e ele ficou curado.
43Então Jesus o mandou logo embora, 44falando com firmeza: “Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!” 45Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Santo Amaro.


15 de Janeiro


Santo AmaroNasceu em Roma e entrou muito cedo para a vida religiosa. Filho espiritual e grande amigo de São Bento, tornou-se um beneditino com apenas 12 anos de idade. Realidades daquele tempo, mas que apontam para uma necessidade dos tempos atuais. Ele foi apontado, desde muito cedo, como um exemplo de silêncio e também de correspondência às exigências da vida monacal. Vida de austeridade, de ação, de oração; “ora et labora” de fato.

Grande amigo de São Bento, viveu momentos que ficaram registrados. São Gregório foi quem deixou o testemunho de que, certa vez, São Bento, por revelação, soube que um jovem estava para se afogar em um açude. Disse ao então discípulo Amaro que fosse ao encontro daquele jovem. Ele foi. Sem perceber, com tanta obediência, ele caminhou sobre as águas e salvou aquele jovem; depois que ele percebeu que havia acontecido aquele milagre. Retribuíram a ele, mas, claro, ele atribuiu a São Bento, pois só obedeceu.

História ou lenda, isso demonstra como Deus pode fazer o impossível aos olhos humanos na vida e através da vida naqueles que acreditam e buscam corresponder à vocação. Todos nós temos uma vocação comum, a mesma que Santo Amaro teve: a vocação à santidade. Esse santo foi quem sucedeu São Bento em Subiaco, quando este foi para Monte Casino. Ele foi exemplo de virtude, obediência e abertura à ação do Espírito Santo.

Santo Amaro, rogai por nós!

Evangelho do dia.


Evangelho (Marcos 1,21b-28)

Terça-Feira, 15 de Janeiro de 2013
1ª Semana Comum


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo +; segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

21bEstando com seus discípulos em Cafarnaum, Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga e começou a ensinar. 22Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei.
23Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: 24“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus”. 25Jesus o intimou: “Cala-te e sai dele”!
26Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. 27E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: “Que é isso? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!” 28E a fama de Jesus logo se espalhou por toda parte, em toda a região da Galileia.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Atividade para Catequese


2º ENCONTRO: OS AMIGOS DE JESUS VIVEM EM COMUNIDADE

Em nosso primeiro encontro vimos que Jesus quer ser nosso amigo e que cada um de nós faz parte da Igreja e por isso vivemos em comunidade.

Comunidade é um grupo de pessoas que possuem os mesmos interesses, necessidades e costumes (leis, regras e religião). Pode ser no bairro onde moramos, no clube ou na igreja.


& Vamos procurar na Bíblia: At 2, 42-47

Quando Jesus morreu na cruz os Apóstolos ficaram abalados. Eles pensavam que tudo estava acabado. Mas Jesus Ressuscitou e apareceu diante deles prometendo enviar o Espírito Santo, e alguns dias depois Jesus cumpre sua promessa.
Os Apóstolos então entendem que agora são eles que devem anunciar com todo entusiasmo essa Boa Notícia.
Com muita coragem, chamam outras pessoas para seguir os ensinamentos de Jesus.
As Primeiras comunidades cristãs viviam unidas. Reuniam-se nas casas em pequenos grupos para conversar sobre a vida e a Palavra de Deus, para rezar e celebrar e mantinham-se firmes na fé.
Os Apóstolos procuraram formar comunidades com um jeito diferente.
Eles batizam e ensinavam a observar tudo o que Jesus havia mandado fazer.
Todos viviam unidos, festejavam a Eucaristia, faziam orações em comum e repartiam os bens com quem precisava, pois lembravam das palavras de Jesus:


& Vamos ler na Bíblia em Jo 15, 12-13 e copiar o mandamento que Jesus nos deixou:
___________________________________________
___________________________________________
___________________________________________

E hoje, como aplicamos este mandamento de Jesus na nossa vida?

Frei Gonçalo de Amarante


10 de Janeiro

Frei Gonçalo de AmaranteNasceu no século XIII, em Arriconha, freguesia de Tagilde, próximo a Guimarães, norte de Portugal. Muito cedo, ele se viu chamado ao sacerdócio. Em sua formação humana e cristã, Frei Gonçalo passou pelo Convento Beneditino, depois por Braga, lugar onde foi ordenado pelo Arcebispo. Não demorou muito para ser abade em São Paio.

Frei Gonçalo de Amarante pôde fazer várias peregrinações que muito enriqueceram sua vida espiritual e também apostólica. Ele foi a Roma, visitou os túmulos de São Pedro e São Paulo e tomou um "banho" de Igreja. Visitou a Terra Santa, conheceu os lugares santos por onde Jesus passou. Seu amor foi crescendo cada vez mais por Nosso Senhor.

Depois de voltar dessas peregrinações, ele teve ainda mais ardor para evangelizar. Discerniu sua vida religiosa e entrou para a família dominicana, daí vem o "frei". Quanto ao "Amarante", com seus irmãos de comunidade, ele foi para a cidade de Amarante em missão. Ele ficou conhecido como um segundo fundador dessa cidade, porque o seu amor apostólico o levava a ser um sinal no meio da sociedade.

Em 1262, partiu para a glória, deixando para o povo de Amarante, para todas as gerações ao norte de Portugal, para toda Europa e para todo o mundo, um testemunho de santidade que colabora para uma civilização mais justa.

Frei Gonçalo de Amarante, rogai por nós!

Evangelho do dia.


Evangelho (Lucas 4,14-22a)

Quinta-Feira, 10 de Janeiro de 2013
Quinta-feira depois da Epifania


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 14Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza. 15Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam. 16E veio à cidade de Nazaré onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado e levantou-se para fazer a leitura.
17Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor”.
20Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 21Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”.
22aTodos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Tempo de calar e amar

O mundo vem sendo tomado de tal maneira pela iniquidade e pela indiferença religiosa que, por conta disso, Deus escolheu para a nossa geração a misericórdia. Ele é o Pai das Misericórdias. Nós todos somos chamados a usar de misericórdia para com os demais. Você precisa amar os seus e seja quem for que esteja no caminho errado. E como é duro amar uma pessoa assim, não é mesmo?! Mas é preciso buscar de misericórdia para amá-la pedindo essa graça ao Espírito Santo de Deus. 

Talvez você esteja muito machucado com situações e atos que não condigam com sua vontade, mas mesmo assim precisa ter gestos de amor com quem os pratica. Usar de amor e misericórdia não significa que devamos cruzar os braços, mas agir cheios de ternura. Nesse processo, muitas vezes, não seja preciso falar, mas calar; pois talvez já tenhamos falado demais, por isso talvez seja hora de nos calar e nos encher de esperança, de gestos de amor e carinho. Sempre orando sem cessar.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

São Severino


8 de Janeiro


São SeverinoO santo de hoje nasceu e faleceu no século V. Nascido na África, inspirado pelo Espírito Santo, ele foi levado para uma outra região no vale do Danúbio. Isso não quer dizer que o lugar que Deus lhe indicou era o melhor. Pelo contrário, desafios econômicos e políticos, falecimento do rei dos Hunos, Átila; destruição naquele lugar por causa das invasões. Enfim, o povo estava perecendo. Para isso que São Severino foi enviado, para ser sinal desse amor de Deus.

Grande influência ele exerceu pela sua vida de virtudes, de oração e penitência. Fundou vários mosteiros e foi sinal de discernimento para tantas pessoas que queriam se consagrar totalmente a Deus. Ele não fugiu do mundo; pelo contrário, retirou-se por causa do amor de Deus e de toda a humanidade. Quantas vezes, São Severino deixou a sua vida monástica para ir ao encontro de reis, porque, se o rei dos Hunos havia falecido, muitas tribos bárbaras queriam invadir aquelas regiões. Em prol da evangelização, São Severino foi se desdobrando, seus mosteiros se tornaram verdadeiros faróis de uma nova cultura, de uma civilização centrada em Deus. Suas armas: oração e diálogo.

São Severino, voz de Deus nos períodos difíceis do povo. Em 482, faleceu, mas deixou um rastro de santidade para os seus filhos espirituais e para as autoridades.

São Severino, rogai por nós!

Evangelho do dia.


Evangelho (Marcos 6,34-44)

Terça-Feira, 8 de Janeiro de 2013
Terça-feira depois da Epifania


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 34Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas. 35Quando estava ficando tarde, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram: “Este lugar é deserto e já é tarde. 36Despede o povo para que possa ir aos campos e povoados vizinhoscomprar alguma coisa para comer”. 37Mas Jesus respondeu: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Os discípulos perguntaram: “Queres que gastemos duzentos denários para comprar pão e dar-lhes de comer?” 38Jesus perguntou: “Quantos pães tendes? Ide ver”. Eles foram e responderam: “Cinco pães e dois peixes”. 39Então Jesus mandou que todos se sentassem na grama verde, formando grupos. 40E todos se sentaram, formando grupos de cem e de cinquenta pessoas. 41Depois Jesus pegou os cinco pães e dois peixes, ergueu os olhos para o céu, pronunciou a bênção, partiu os pães e ia dando aos discípulos, para que os distribuíssem. Dividiu entre todos também os dois peixes.42Todos comeram, ficaram satisfeitos, 43e recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e também dos peixes. 44O número dos que comeram os pães era de cinco mil homens.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Atividade para Catequese.


1º ENCONTRO:  ACOLHIDA E ENTROSAMENTO

JESUS ME AMA MUITO E QUER SER MEU AMIGO!

Um dia Jesus estava ensinando um grupo de pessoas quando lhe apresentaram algumas crianças para que as tocasse; mas os discípulos repreendiam os que as apresentavam. Vendo isto Jesus indignou-se e disse: "Deixai vir a mim as criancinhas e não os impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se assemelham a elas.” E continuou: Em verdade vos digo: todo o que não receber o Reino de Deus com a mentalidade de uma criança, nele não entrará."Em seguida, ele as abraçou e as abençoou, impondo-lhes as mãos. (Mc 10, 13-16)

- Jesus ama a cada um de nós e já aprendemos muitas coisas com Ele.
- Ele que ser meu amigo e também amigos dos meus amigos.
- Juntos nós formamos uma comunidade – a comunidade Igreja, onde se reúnem os amigos de Jesus.
- A Igreja somos todos nós, pessoas batizadas que assumem um compromisso especial com Jesus e com os irmãos de viver unidos e de fazer o bem.
- Por isso devemos participar ativamente da Igreja, porque fazemos parte dela.

    

São Raimundo de Peñafort

7 de Janeiro

São Raimundo de PeñafortNasceu no castelo de Peñafort, Barcelona, Espanha, no ano de 1175. Desde cedo, muito dedicado aos estudos, ele se especializou em Bolonha, na Itália, na universidade onde se tornou também um reconhecido mestre. Deixou aquela realidade que tanto amava para obedecer ao Bispo de Barcelona que o queria como cônego. Ele prestou esse serviço até discernir seu chamado à vida religiosa, quando entrou para a família dominicana e continuou em vários cargos de formação, mas aberto à realidade e às necessidades da Igreja, onde exerceu o papel de teólogo do Cardeal-bispo de Sabina; também foi legado na região de Castela e Aragão; depois, transferido para Roma, ocupou vários cargos.

Ele não buscava nem tinha em mente um projeto de ocupar este ou aquele serviço, mas foi fiel àquilo que davam a ele como trabalho para a edificação da Igreja. Na Cúria Romana, quantos cargos ligados a Teologia, Direito Canônico! Um homem de prudência, de governo. Seu último cargo foi de penitencieiro-mor do Sumo Pontífice. Quiseram até escolhê-lo como Arcebispo, mas, nesta altura, ele voltou para a Espanha; quis viver em seu convento, em Barcelona, como um simples frade, mas fossem os reis, o Papa e tantos outros sempre recorriam ao seu discernimento.

São Raimundo escreveu a respeito da casuística. Enfim, pelos escritos e pelos ensinos, ele investia numa ação de mestres e missionários, pois tinha consciência de que precisava de missionários bem formados para que a evangelização também fluísse. Ele não fez nada sozinho, contou com a ajuda de São Tomás de Aquino, ajudou outros a discernir a vontade do Senhor, como São Pedro Nolasco, que estava discernindo a fundação de uma nova ordem consagrada a Nossa Senhora das Mercês – os mercedários. Homem humilde que se fez servo, foi escolhido como Superior Geral dos Dominicanos. Homem de pobreza, de obediência e pureza; homem de oração. Por isso, os santos como São Raimundo, um exemplo. Faleceu em Roma, em 1275; cem anos consumindo-se pela obra do Senhor.

São Raimundo de Peñafort, rogai por nós!

Evangelho do dia


Evangelho (Mateus 4,12-17.23-25)


Segunda-Feira, 7 de Janeiro de 2013
Segunda-feira depois da Epifania

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 12Ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galileia.13Deixou Na­zaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galileia, 14no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 15“Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galileia dos pagãos! 16O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz”.
17Daí em diante, Jesus começou a pregar, dizendo: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”. 23Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo.24E sua fama espalhou-se por toda a Síria. Levaram-lhe todos os doentes, que sofriam diversas enfermidades e tormentos: ende­mo­ni­nhados, epilépticos e paralíticos. E Jesus os curava. 25Numerosas multidões o seguiam, vindas da Galileia, da Decápole, de Jerusalém, da Judeia, e da região além do Jordão.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Tô de volta!!!!

Olá Catequistas Unidos e Visitantes.
Feliz 2013 a todos!!
Estava sumida do blog, pois meu pai sofreu um sério acidente de trabalho em Outubro, mas graças a Deus está se recuperando bem...
Com isso não tive cabeça para estar postando, mas continuei sempre com meus compromissos com a Igreja, onde participei das missas, de vez em quando dava uma passadinha no facebook.
Agora que esta tudo bem, vou começar fazer as postagens com carinho...
Contudo, estamos felizes a Isabely, minha irmã, recebeu Jesus na Eucaristia.
Quando puder coloco as fotos...
Desde já agradeço a compreensão de todos!
Beijos..
Fiquem com Deus!

Minha participação na missa de Natal.

Missa de Ação de Graças

Pertinho de Jesus