Bem vindos ao blog Caminhando com Jesus!
Nossa Senhora da Glória, rogai por nós!

Seguidores de Jesus

sábado, 19 de novembro de 2011

O que é Eucaristia?



É o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu para perpetuar pelos séculos, até seu retorno, o sacrifício da cruz, confiando assim à sua Igreja o memorial de sua Morte e Ressurreição. É o sinal da unidade, o vínculo da caridade, o banquete pascal, no qual se recebe Cristo, a alma é coberta de graça e é dado o penhor da vida eterna.


Quando Cristo instituiu a Eucaristia?
Instituiu-a na Quinta-feira Santa, "na noite em que ia ser entregue" (1Cor 11,23), celebrando com os seus Apóstolos a Última Ceia.


O que representa a Eucaristia na vida da Igreja?

É fonte e ápice de toda a vida cristã. Na Eucaristia, atingem o seu clímax a ação santificante de Deus para conosco e o nosso culto para com Ele. Ele encerra todo o bem espiritual da Igreja: o mesmo Cristo, nossa Páscoa. A comunhão da vida divina e a unidade do Povo de Deus são expressas e realizadas pela Eucaristia. Mediante a celebração eucarística, já nos unimos à liturgia do Céu e antecipamos a vida eterna.


Como Jesus está presente na Eucaristia?

Jesus Cristo está presente na Eucaristia de modo único e incomparável. Está presente, com efeito, de modo verdadeiro, real, substancial: com o seu Corpo e o seu Sangue, com a sua Alma e a sua Divindade. Nela está, portanto, presente de modo sacramental, ou seja, sob as espécies eucarísticas do pão e do vinho, Cristo todo inteiro: Deus e homem.


O que significa transubstanciação?

Transubstanciação significa a conversão de toda a substância do pão na substância do Corpo de Cristo e de toda a substância do vinho na substância do seu Sangue. Essa conversão se realiza na oração eucarística, mediante a eficácia da Palavra de Cristo e da ação do Espírito Santo. Todavia, as características sensíveis do pão e do vinho, ou seja, as “espécies eucarísticas”, permanecem inalteradas.


O que se requer para receber a santa comunhão?

Para receber a santa Comunhão, deve-se estar plenamente incorporado à Igreja católica e estar em estado de graça, ou seja, sem consciência de pecado mortal. Quem estiver consciente de ter cometido um pecado grave deve receber o sacramento da Reconciliação antes de se aproximar da comunhão. Importantes são também o espírito de recolhimento e de oração, a observância do jejum prescrito pela Igreja e a atitude do corpo (gestos, roupas), em sinal de respeito a Cristo.



"Na Eucaristia, nós partimos 'o único pão que é remédio de imortalidade, antídodo para não morrer, mas para viver em Jesus Cristo para sempre' " (Santo Inácio de Antioquia)

4 comentários:

  1. Oi, amiga Edriely! Agora eu também estou fazendo parte dos Catequistas Unidos com meu outro blog:
    sorrindocomjesus.blogspot.com
    Ficarei muito feliz com sua presença neste blog também
    Seu cantinho está tão lindo e abençoado!
    Que Deus te ilumine sempre!
    Beijinhos perfumados,
    Joana

    ResponderExcluir
  2. Oi Edriely... Esses catequistas unidos, não tem nada de unidos neh...rsrssr Porque visitam e nem pra deixar um oizinho... Estou dizendo isso pra mim, viu... Entramos, bebemos da fonte, saciamos nossa sede e nem muito obrigado falamos... Sabe, eu fico encantada quando vejo uma quase adolescente envolvida com a evangelização, alimentando com carinho um blog, quando poderia estar fazendo outras coisas... e até faz... cursos disso e daquilo, escola e ainda se dedica às coisas de Deus... Vc é um exemplo pra mim e pra muita gente... Essa postagem é muito interessante, porque quantos catequizandos recebem a Eucaristia, sem saber de tudo que vc postou... Por mais que falamos isso nos encontros, quando vc pergunta, não respondem... e isso que vc faz é uma catequese contínua, que só faz reforçar o trabalho dos catequistas...Aliás, vc é uma catequista!
    beijo grande pra vc! Será que vc quem me tirou??? aiaiaiaiai

    ResponderExcluir
  3. Ótima postagem, Edriely!
    A Eucaristia é nosso alimento sagrado!
    Que Deus a abençoe sempre mais!
    Com carinho,
    Angela

    ResponderExcluir
  4. Vim trazer minha mensagem para você!
    Deus Menino veio fazer morada entre nós.
    O sinal é a estrela.
    O cenário é o estábulo.
    O motivo é comunicar seu amor à humanidade.
    O presente é Jesus.
    A certeza é que Deus, o Emanuel, está conosco.
    O momento é de alegria.
    O grito é de compromisso.
    Que a estrela de Belém continue a brilhar.
    E que o menino Jesus motive você a participar da construção da nova humanidade.
    Que ele aponte o caminho da Boa Nova da Salvação,
    para promover a paz, justiça e solidariedade.
    Desejo a você, Boas Festas: Um Feliz Natal e um abençoado Ano de 2012.
    Com carinho, Decca

    ResponderExcluir