Bem vindos ao blog Caminhando com Jesus!
Nossa Senhora da Glória, rogai por nós!

Seguidores de Jesus

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Setembro: Mês da Bíblia.

SETEMBRO - MÊS DA BÍBLIA

A Bíblia é o livro mais conhecido no mundo inteiro.
Já foi traduzido para mais de 1.500 línguas.
A Bíblia surgiu no meio de um povo do Oriente, o Povo de Israel. A Bíblia relata a história deste povo, suas reflexões, sua sabedoria, sua oração.
Quando a Bíblia foi escrita, ainda não existia o papel como nós o conhecemos hoje, pois ele é uma descoberta do século XV da nossa era. A Bíblia foi escrita sobre os materiais que eram usados naquela época: o papiro e o pergaminho.

O Papiro - O papiro já era conhecido no Egito 3 mil anos A.C. Seu uso não se restringia à escrita, pois era usado também para fabricar cestos e até barcos (Ex 2, 3; Is 18,2).
O que é o papiro? É uma planta que cresce na água, em regiões quentes.Ele era cortado em tiras, as quais
depois eram coladas, prensadas e alisadas para haver melhor firmeza na escrita. O papiro era usado na forma de rolos e depois de livro.
A escrita sobre ele era feita com pincel ou pena, utilizando-se tinta preta ou em cores variadas. Sobre o papiro foram escritos alguns pequenos textos da Bíblia hebraica.

O Pergaminho - O pergaminho foi inventado na cidade de Pérgamo, na Ásia Menor, da qual derivou seu nome. Era feito com couro de animais, sobretudo de ovelhas ou cordeiros.
Depois de seco era preparado para a escrita, na forma de rolo. Grande parte dos livros da Bíblia foram escritos nesse material. Na segunda carta de Timóteo (2Tm 4, 13), Paulo refere-se aos pergaminhos.
No tempo em que a Bíblia foi escrita, existiam outros materiais usados para escrita, como as tabuinhas de argila, chapas de pedras, jarros de cerâmica. Os povos antigos registravam nesses materiais os fatos importantes de sua história. O povo israelita também fez uso de pedras para gravar nelas a memória de alguns fatos importantes (cf. Js 8, 32).

O que nos diz a Bíblia

No Antigo Testamento está escrito sobre a criação do mundo: como foram criados a Terra, o mar, os animais e os seres humanos. Mostra o amor de Deus por tudo que Ele criou e, em especial por nós, pessoas humanas.
Há também a história de um casal, Abraão e sua mulher Sara. Abraão é chamado o patriarca do povo de Deus, pois todos nós, que fazemos parte dessa imensa família do Povo de Deus, somos descendentes de Abraão e Sara.
No Antigo Testamento estão, também, a história de outras pessoas muito importantes, como Moisés, que foi escolhido por Deus para libertar o povo que estava escravo no Egito.
Há, ainda, a história dos profetas, homens que eram usados por Deus para mostrar às pessoas as coisas certas e erradas que elas faziam. Dentre esses profetas está Isaías que escreveu o nascimento de Jesus, muitos anos antes dele nascer. O Novo Testamento conta a história mais importante de todos os tempos: a Vida de Jesus.
Quatro livros nos falam da vida de Jesus; de seus ensinamentos e milagres. Falam também de sua morte e de sua ressurreição: são os Evangelhos.

No Novo Testamento encontramos, também, a história do início da Igreja, que está no livro dos "Atos dos Apóstolos". Há também, várias cartas escritas por São Paulo às comunidades cristãs daquela época, além de cartas de Tiago, Pedro, João, Judas e do livro do Apocalipse.

3 comentários:

  1. Olá. Seu blog está cada dia mais encantador.
    Continue perseverando!
    Deus te guarde.
    Luciana Dias

    ResponderExcluir
  2. O amor de Deus é maravilhoso.
    Estou iniciando meu blog, dê uma passadinha
    http://botefeamor.blogspot.com.br/
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa postagem...parabéns, tudo feito com tanto zelo!!

    ResponderExcluir