Bem vindos ao blog Caminhando com Jesus!
Nossa Senhora da Glória, rogai por nós!

Seguidores de Jesus

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Pentecoste !


JESUS REVELA O ESPÍRITO SANTO FONTE DE UNIÃO E CORAGEM


Os apóstolos gostavam muito de ficar perto de Jesus.  E, por isto, sabendo que ao cumprir sua missão, Jesus, após a morte, voltaria ao Pai, eles se entristeceram.

Depois de sua ressurreição,  Jesus não voltou para o céu.  Ele ficou ainda 40 dias aqui na terra, em companhia dos Apóstolos e dando-lhes seus últimos ensinamentos.   Ao terminar os 40 dias, Jesus se despediu dos seus Apóstolos e voltou para o Pai.

Mas, no seu discurso de despedida (antes de morrer), Jesus os consolou dizendo:  “Pedirei ao Pai e Ele vos enviará o Consolador, o Espírito Santo, que ficará sempre convosco” (Jo 14,15-16)

Jesus fez, assim, a grande promessa de que não nos deixaria sozinhos.  Ele e o Pai enviariam o Espírito Santo para comunicar a vida de Deus em nós.

Dez dias depois de ter voltado para o Pai (Ascensão de Jesus), ele cumpriu o que havia prometido.  Os Apóstolos estavam reunidos em oração, no Cenáculo, juntamente com Nossa Senhora.  De repente eles ouviram um barulho como se fosse de uma forte ventania.  E sobre cada um deles descia uma espécie de língua de fogo.  Era o sinal da presença de Deus Espírito Santo que Jesus havia prometido enviar aos Apóstolos (At 2, 1- 4)

A este acontecimento chamamos de Pentecostes, ou seja, a Vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos, 50 dias após a Páscoa da Ressurreição de Jesus, marcando o início da Igreja Católica no mundo.

Foi o Espírito Santo, terceira Pessoa da Santíssima Trindade, que fez com que os Apóstolos ficassem corajosos, mesmo nas grandes perseguições.

          Antes da vinda do Espírito Santo eles, com medo de serem perseguidos, reuniram-se com portas fechadas.   Mas o Espírito Santo veio trazer-lhes muita coragem e assim eles abriram as portas, saíram e começaram a ensinar publicamente a doutrina de Jesus. Mesmo presos, perseguidos, espancados e maltratados, eles não desistiram.  Animados pelo Espírito Santo eles continuaram firmes na fé em Jesus Cristo.

E o mesmo Espírito que animou os Apóstolos, permanece hoje na Igreja de Jesus Cristo, em cada um dos batizados e nos leva a testemunhar que somos filhos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário