Bem vindos ao blog Caminhando com Jesus!
Nossa Senhora da Glória, rogai por nós!

Seguidores de Jesus

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Atividade para Catequese


5º ENCONTRO: JESUS NOS ENSINA A REZAR

Jesus ensinou aos discípulos que Deus é Pai, amor, misericórdia e perdão. Em meio a tudo o que fazia Jesus, sempre se retirava para orar ao Pai sozinho, na montanha, como também participava do culto na sinagoga com o povo, onde meditava sobre a Sagrada Escritura.
Os Apóstolos, vendo que Jesus rezava sempre, quiseram imitá-lo.
Um dia, quando Jesus terminava a sua oração, um dos Apóstolos fez a Ele um pedido. Vamos ver este fato em nossa Bíblia.

& Vamos procurar na Bíblia: Mt 6, 9-13 / Lc 11, 1- 4

Rezar é uma das formas de comunicarmos e de cultivar a presença de Deus em nossas vidas, seja pessoal ou comunitária. A oração é a comunicação onde buscamos ir ao encontro de Deus nosso Pai sem esconder nada. É contar tudo o que estamos sentindo, pensando e vivendo, é também para agradecer pela nossa vida, família e tudo que temos.
Mesmo que sejam grandes os nossos compromissos, devemos primeiramente dedicar um tempo para conversar com Deus: ao levantar (Mc 1, 35), à noite (Lc 6, 12), à hora das refeições, no estudo, na tristeza (Lc 22, 41), na alegria (Lc 10, 21), na saúde e na doença (Lc18,1) .
E assim Jesus nos ensina a mais bela de todas as orações: o Pai Nosso.
É através desta oração que Jesus nos ensina a chamarmos Deus de Pai.
Na oração do Pai Nosso Jesus resume tudo que podemos e devemos pedir a Deus.Vamos entender a Oração que Jesus ensinou aos Apóstolos.

Quando rezamos o Pai Nosso fazemos a Deus Pai sete pedidos:

1º Pedido: Pai Nosso que estais no céu: chamamos a Deus de Pai, reconhecemos Deus como Santo, o Senhor de todas as coisas, cheio de glória e majestade. Nós dizemos “Pai Nosso” e não “Meu Pai”, isto quer dizer que todos são filhos do único Pai, somos irmãos de todos, independente de raça e condição social.

2º Pedido: Santificado seja o Vosso Nome: que o seu Nome seja Santificado, querido, louvado por nós, porque é Santo. O Nome de Deus será Santificado quando acolhermos com gestos de amor o nosso irmão necessitado, faminto, doente e abandonado.
3º Pedido: Venha a nós o vosso Reino: que Deus more no coração das pessoas e em toda a parte, para que haja paz, amor, compreensão entre todos. Estamos pedindo com insistência que se realize na terra o que acontece no céu.

4º Pedido: Seja feita a Vossa Vontade, assim na terra como no céu: que tudo de bom aconteça para ficarmos mais parecidos com o seu Filho Jesus Cristo. Dizemos seja feita a Sua Vontade e não a nossa.

5º Pedido: O pão nosso de cada dia nos dai hoje: que não falte nada a ninguém o necessário para viver como gente, como filho(a) de Deus. Dizemos ao Pai que vamos partilhar e a repartir o pão material 28
(roupa, comida, habitação, saúde, lazer, etc.) com nossos irmãos mais carentes e que se encontram mais necessitados materialmente.
Também dizemos ao Pai que vamos ajudar a saciar outro tipo de fome, da qual muitas pessoas sofrem ao nosso redor: são pessoas famintas de paz, de perdão, fraternidade, amizade, amor, compreensão, carinho, etc.

6º Pedido: Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos têm ofendido: que tenhamos um coração aberto, generoso, capaz de perdoar a todos do mesmo modo como Deus, nosso Pai, nos perdoa das nossas fraquezas.
Estamos reconhecendo que muitas vezes, nós erramos e magoamos nossos irmãos, amigos e professores. Deus Pai de Jesus e nosso Pai está sempre pronto a nos perdoar, se nós nos arrependermos. Quando perdoamos, ficamos parecidos com Deus.

7º Pedido: Não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal: que sejamos fortes, capazes de todo o bem e de vencer o mal.
Como gente somos fracos. A tentação da preguiça, da má vontade, da pirraça, da raiva, da falta de paciência e de muitas outras fraquezas nos levam para o caminho do mal.
Jesus quer para nós somente o bem, por isso, Ele nos ensina a pedir ao Pai que nos livre do mal da desunião, da maldade, da inveja, da incompreensão, da miséria, do que faz as pessoas infelizes.

Encerramos com o Amém: quer dizer “Faço a vontade do Pai e não a minha”.

1) Mostre que entendeu o sentido da oração do Pai Nosso, respondendo abaixo:
a) Deus é Pai de __________
b) Por que podemos dizer “Pai Nosso”? ______________________
_____________________________________________________
c) Santificado seja o vosso nome, assim na terra como no céu.
Onde Deus deve ser santificado? ________________ e no .___________
d) Como podemos santificar o nome de Deus?
________________________________________________________________________.
________________________________________________________________________.
e) Seja feita a vossa vontade. Qual é a vontade de Deus Pai?
________________________________________________________________________.
________________________________________________________________________.
f) Assinale com um X a resposta certa: Jesus ensinou a rezar assim: “Venha a nós o vosso Reino”. O que Jesus quer dizer com a palavra “Reino”?
[   ] um lugar lindo, como um rei, castelos e muito dinheiro
[   ] uma vida de paz, alegria, amor com Deus e com as pessoas.
g) Dizendo “livrai-nos do mal”, de que males estamos querendo que Deus nos proteja?
________________________________________________________________________.
________________________________________________________________________.

Nenhum comentário:

Postar um comentário