Bem vindos ao blog Caminhando com Jesus!
Nossa Senhora da Glória, rogai por nós!

Seguidores de Jesus

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Mandamentos da Igreja.

& Ler na Bíblia: Atos 2, 41-46.

Os primeiros cristãos viviam no amor, reuniam para ouvir a Palavra de Deus, orar e celebrar a Eucaristia. Distribuíam seus bens, repartiam o pão, enfim tinham tudo em comum.
A Igreja é comparada a um corpo cuja cabeça é Jesus Cristo e os membros somos nós. Assim, como cuidamos do nosso corpo, precisamos também cuidar da Igreja: rezando por ela; participando da Liturgia e dos sacramentos e colaborando com suas necessidades.
O que podemos fazer de bom pela igreja realiza-se nos seus mandamentos que nos orientam como deve ser o nosso trabalho apostólico. Para que este trabalho seja eficaz, sério e produza frutos a Igreja nos recomenda cinco regras de conduta o qual chamamos de Mandamentos da Igreja:

1º - PARTICIPAR DA MISSA AOS DOMINGOS E DIAS SANTOS DE GUARDA.
Quem ama a Jesus participado banquete eucarístico – a Missa – sempre nos dias de preceito, aos domingos, e também nos seguintes dias de guarda:
Ø Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo: 25 de dezembro;
Ø Solenidade da Santa Mãe de Deus: 1º de janeiro;
Ø Solenidade de Corpus Christi, em data variável, sempre, porém, numa quinta-feira;
Ø Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria: 8 de dezembro.

2º CONFESSAR-SE, AO MENOS, UMA VEZ A CADA ANO.
Um católico consciente sabe que é capaz de errar e precisa do perdão de Deus através do Sacramento da Reconciliação e Penitência, por isso procura confessar-se várias vezes. Para aqueles que se descuidam, a Igreja lembra o dever de confessar-se, ao menos, uma vez a cada ano.

3º COMUNGAR AO MENOS PELA PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO.
A melhor maneira de celebrar a Páscoa da Ressurreição é comungando, recebendo Jesus Ressuscitado. Só que uma vez só é muito pouco. Desde que esteja bem preparado, o cristão comunga todas as vezes que participa da Missa.

4º JEJUAR A NÃO COMER CARNE QUANDO A IGREJA MANDA.
Na Quarta-Feira de Cinzas e na sexta-feira santa meditamos mais sobre a Paixão de Jesus. A Igreja pede, então, que o fiel faça jejum e abstenha-se de comer carne nestes dias, dando sempre um significado.

5º AJUDAR NAS NECESSIDADES DA IGREJA.
O cristão deve ajudar a Igreja de acordo com suas possibilidades. Essa ajuda material pode ser feita colaborando financeiramente com o dízimo a cada mês, ou dando do seu tempo nos vários serviços e atividades da comunidade.
Dar o dízimo é uma forma de aprender (reconhecer) que Deus ocupa o primeiro lugar na nossa vida.
O Dízimo foi implantado pelo próprio Deus ao seu povo, desde o AT. 44
Ml 3, 8 diz “Pode o homem enganar o seu Deus? Porque procurais enganar-me? E ainda perguntais: em que vos temos enganado? No pagamento dos dízimos e ofertas.” Quando não damos dízimos e ofertas, estamos roubando Deus, porém Ml 3, 10 comprovamos que recebemos as bênçãos (benefícios) de Deus, todas as vezes que contribuímos o dízimo. São Paulo em 2Cor 9, 7 diz: “Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama quem dá com alegria”.
Somos convidados a dar o dízimo com alegria como quem quer agradar a Deus. Devemos contribuir de coração sem tristeza, sem vergonha; porque Deus ama quem dá com alegria e não por obrigação.”
Dízimo é uma pastoral, uma catequese que nos ensina a sermos mais Igreja, ajudando a quem precisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário