Bem vindos ao blog Caminhando com Jesus!
Nossa Senhora da Glória, rogai por nós!

Seguidores de Jesus

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Mandamentos.

ENCONTRO:  MANDAMENTOS: GUIA PARA VIDA.

 
Para cumprir o 1º Mandamento devemos ser obedientes a Deus e colocá-lo em primeiro lugar na nossa vida.
O amor de Deus é verdadeiro. Esse é o amor que devemos ter para com nossos irmãos.
Deus é o MAIS IMPORTANTE e só unido a ELE PODEMOS SER FELIZES. Para seguirmos bem este Mandamento, precisamos ser amigos de Deus. Por isso devemos CONVERSAR com ELE, ou seja, rezar; ir à Missa, ler a Bíblia, fazer boas obras e cumprir os seus Ensinamentos.

2º MANDAMENTO – NÃO TOMAR O NOME DE DEUS EM VÃO
"Em vão" significa "à-toa", "inutilmente", "sem necessidade".
Devemos falar de Deus sempre com respeito e carinho e ser sinceros nas nossas orações e atitudes religiosas.
Josué foi o homem que sucedeu a Moisés na liderança do povo de Israel. Foi ele quem conquistou a terra de Canaã para o povo de Deus.
Ao terminar sua conquista, Josué reuniu todo o povo e fez uma proposta. Descubra qual é a proposta de Josué ao povo e a resposta deles.
Deus não é brincadeira. Precisamos levá-Lo a sério. Não tomar o nome de Deus em vão significa levar a sério nossa vida cristã.

3º MANDAMENTO - GUARDAR O DIA DO SENHOR E AS FESTAS RELIGIOSAS
Guardar significa "reservar para Deus". O Domingo é "o dia do Senhor" porque neste dia Jesus Ressuscitou. Por isso o cristão vai à Missa louvar e adorar a Deus.O 3º Mandamento pede que se tenha um dia especial para cultivar a amizade com Deus. Para o povo da antiga aliança foi designado o sábado, o último dia da criação, em memória ao descanso de Deus. Nós cristãos adotamos o domingo por ser o primeiro dia da criação e o dia da ressurreição de Jesus.
Qual o sentido desse Mandamento?
Será que é só questão de não trabalhar, de ir à Igreja e mais nada? Não. O que Deus quer dizer é que precisamos  reservar um tempo para refletir mais, para nos aproximar mais D’Ele pela oração, pela Missa e pela prática do bem.
.

Festas de preceito
A Missa exige são Solenidades da Igreja cujas Missas podem não "cair" no domingo mas valem como domingo. Estes dias de Festa são: dia da Santa Mãe de Deus (1º Janeiro), Corpus Christi (5ª feira após a festa da Santíssima Trindade), Imaculada Conceição (8 de dezembro) e Natal (25 de dezembro). Estes dias são chamados de "preceito" porque são dias santos e temos obrigação de ir à Missa. "mudança de vida". Isto quer dizer que todas as vezes que vamos à Missa devemos levar uma mensagem para vivermos durante a semana. Isto é, devemos praticar o que ouvimos na Missa, guardar a mensagem passada no Evangelho e transformá-la em amor aos nossos irmãos. Aí, sim, a Missa será celebrada como agradecimento a Deus e nos fará mudar de vida. Aquele que deliberadamente falta à Missa no Domingo comete pecado grave; não devemos faltar a não ser por motivos sérios: por exemplo, se ficamos doentes, se precisamos cuidar de um bebê ou de um doente.
Ler Ex 20, 8-11 e Lc 24, 1-8

1º MANDAMENTO – AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário