Bem vindos ao blog Caminhando com Jesus!
Nossa Senhora da Glória, rogai por nós!

Seguidores de Jesus

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Catequese em família!

Olá amigos,
A paz do Senhor!
Minha mãe começou a Catequese em família (a idéia do Jonathan), em maio, só agora tiramos a foto, pois estavamos sem máquina fotográfica, e ainda estamos sem... kkkkkk, tirei pelo celular!
Esta é a sacola.

O caderno.

Minha mãe também colocou a imagem de Nossa Senhora de Fátima

No caderno ela colocou uma mensagem e uma oração: Benção á família!

E não esquecendo a Palavra de Deus.

A minha mãe também colocou na primeira folha o nome de todas as crianças com o Evangelho que cada um ia ler com a família.
Toda a família que recebeu o caderno gostaram muito, aí vai uma das respostas:
-O que achou do projeto Catequese em Família?:
-Um projeto maravilhoso pois proporciona um momento de oração e testemunhos entre nós pais e nossos filhos. Reforça ainda mais que a família é a base de tudo na vida de um ser humano feliz e que sem Deus não somos nada.

Obrigada Jonathan pela idéia!
As crianças gostam muito e torcem para serem sorteados! Fazem uma festa!

Atividades

Jesus nos fala por meio de Histórias
      Hoje vamos iniciar o nosso encontro de forma diferente: Procure na Bíblia, o texto de Lucas 8, 4 -15.
      Neste texto vimos uma pequena __________________________________. 
      Essa história se chama “Parábolas”.
      Contando as “parábolas”, Jesus levou as pessoas a viverem os acontecimentos do dia – a – dia de modo diferente.
      Nestas histórias, Jesus fazia comparações com os problemas das pessoas, da comunidade e da sociedade para todos os seus discípulos compreendesse o bem o que Ele desejava ensinar para mudar todos esses problemas.
      Com as parábolas, Jesus queria ensinar que o Reino de Deus está dentro de nós, através de nossas atitudes de amor a Deus e ao próximo.

Atividades
1 – O que quer dizer Parábolas? Explique o que você entendeu.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 – Vamos nos dividir em dois grupos diferentes:
·       O primeiro ler Lucas 10, 25 – 37 a parábola do Bom Samaritano.
·       O segundo ler Lucas 15, 4 – 7 a parábola do Bom Pastor.

Agora vamos encenar!

Depois da encenação das histórias com os seus amigos, responda:

Qual foi a história que você mais gostou?

___________________________________________________________________
O que você entendeu?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 – O que você vai fazer para ajudar a construir o Reino de Deus, hoje, de acordo com as parábolas?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

sábado, 28 de julho de 2012

Bom dia amigos!!!

Bom dia!
A paz do Senhor!
Começarei a postar algumas atividades para ajudar nos encontros, espero que gostem!*
As crianças aqui na minha Paróquia estão de férias, mas as catequistas nunca saem de férias, digo por ter uma catequista em casa, sempre procurando idéias para os encontros.
Mês de setembro é o mês da Bíblia, minha mãe está querendo fazer um mural então quem poder nos ajudar, nós agradecemos!
Beijos!
Fiquem com Deus!!

*A partir de segunda-feira colocarei as atividades! Se alguém tiver sugestão de temas, pode deixar recadinho!

São Celestino

28 de Julho

Com satisfação nós lembramos da santidade do Papa Celestino I, que governou a Igreja dos anos 422 até 432. Ele nasceu na Itália e, ao ser escolhido para governar a Igreja do Cristo, usou muito bem o cajado da justiça e paz.

No tempo dele havia a auto-suficiência do Pelagianismo que, embora condenado no Concílio de Cartago, perdurava querendo "contaminar" os cristãos, pois afirmava uma "auto salvação".

Combatente também contra a heresia do Nestorianismo - que afirmava ter Jesus duas naturezas e duas pessoas - São Celestino fez de tudo para condenar o erro e pecado sem deixar de amar o errado e o pecador; assim viveu na santidade, até entrar na eterna casa dos santos em 432.


São Celestino, rogai por nós!

Evangelho do dia.

Evangelho (Mateus 13,24-30)

Sábado, 28 de Julho de 2012
16ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 24Jesus contou outra parábola à multidão: “O Reino dos Céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. 25Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo, e foi embora. 26Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio.
27Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?’ 28O dono respondeu: ‘Foi algum inimigo que fez isso’. Os empregados lhe perguntaram: ‘Queres que vamos arrancar o joio?’ 29O dono respondeu: ‘Não! pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo. 30Deixai crescer um e outro até a colheita! E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: arrancai primeiro o joio e o amarrai em feixes para ser queimado! Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro!’”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Um amigo verdadeiro nos conduz para o céu.

“Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos” (Jo 15,13). É desta forma que Jesus expressa a beleza e a grandeza do dom da amizade, cuja fonte é o próprio Deus, e dela podemos beber sempre, porque jamais se esgotará.
O amigo por excelência, que todos nós precisamos ter, é Jesus, e o maravilhoso é que Ele nos considera Seus amigos. Todas as outras amizades devem ser por causa d’Ele.
A amizade tem a sua origem no céu; é um dom que nasce do coração de Deus. Um verdadeiro amigo tem uma forte influência na nossa vida, a ponto de ele poder nos ajudar em certas coisas, que, muitas vezes, nem a nossa família consegue fazê-lo.
Peçamos hoje a Jesus a graça de vivermos na Sua amizade.

Jesus, eu confio em Vós!
Fonte: Canção Nova.

Santo Aurélio.

20 de Julho

A Igreja da África, durante os anos de 392 até 429, foi agraciada com o governo santo do primeiro Bispo de Cartago, que santificou-se tornando seu povo também santo. Santo Aurélio nasceu no século IV e desde diácono se destacava pela caridade, zêlo, pureza de vida e pelo culto da Liturgia.

O grande Aurélio esteve como Bispo responsável por toda uma região e todos o chamavam - por respeito - de "Santo Papa Aurélio". Não possuía grandes dotes intelectuais, porém, na Providência Divina, tinha grande amizade com o sábio e Bispo de Hipona: Santo Agostinho. Unido ao Doutor da Graça, pôde combater a auto-suficiência do Pelagianismo e outras heresias que encontraram a condenação no seu tempo.

Muito do que sabemos hoje de Santo Aurélio foi o próprio Santo Agostinho quem informou, pois este admirava a prudência, a piedade e a humildade deste pastor e pai, que tudo fazia pela salvação das almas e pureza da doutrina cristã. Santo Aurélio passou da Igreja militante, para a Igreja triunfante pouco tempo antes de Santo Agostinho, isto em 429.

Santo Aurélio, rogai por nós!

Evangelho do dia.

Evangelho (Mateus 12,1-8)

Sexta-Feira, 20 de Julho de 2012
15ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

1Naquele tempo, Jesus passou no meio de uma plantação num dia de sábado. Seus discípulos tinham fome e começaram a apanhar espigas para comer. 2Vendo isso, os fariseus disseram-lhe: “Olha, os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido fazer em dia de sábado!”
3Jesus respondeu-lhes: “Nunca lestes o que fez Davi, quando ele e seus companheiros sentiram fome? 4Como entrou na casa de Deus e todos comeram os pães da oferenda que nem a ele nem aos seus companheiros era permitido comer, mas unicamente aos sacerdotes? 5Ou nunca lestes na Lei, que em dia de sábado, no Templo, os sacerdotes violam o sábado sem contrair culpa alguma?
6Ora, eu vos digo: aqui está quem é maior do que o Templo. 7Se tivésseis compreendido o que significa: ‘Quero a misericórdia e não o sacrifício’, não teríeis condenado os inocentes. 8De fato, o Filho do Homem é senhor do sábado”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Mensagem.

Bem-aventurado Inácio de Azevedo e companheiros mártires.

17 de Julho

Quarenta mártires. Entre eles 2 padres, 24 estudantes e 14 irmãos auxiliares. Portugueses e espanhóis. Todos pertenciam à Companhia de Jesus.

Inácio de Azevedo nasceu no Porto em 1526. Aos 23 anos, já tinha entrado na Companhia de Jesus ocupando vários serviços. Era ardoroso pelas missões além fronteiras.

Foi quando o Superior Geral o enviou para o Brasil e, ao retornar, testemunhou a necessidade de mais missionários. Saíram por isso, 3 naus missionárias. Em uma delas estavam Inácio de Azevedo e os 39 companheiros. A nau foi interceptada por 5 navios de inimigos da fé católica que queriam a morte de todos.

Por amor à Igreja ele aceitou o martírio. Exortou e consolou seus filhos espirituais. Foi morto e lançado ao mar. E todos foram martirizados, alcançando a coroa da glória na eternidade.

Inácio e seus companheiros foram assassinados por serem católicos e missionários. Estamos no tempo das novas missões. A começar na nossa casa e onde convivemos. Ali, é o primeiro lugar onde devemos testemunhar o amor a Cristo e, se preciso, sofrer por Ele.

Nossa Senhora está conosco, os santos intercedem por nós e os mártires rogam pela nossa fidelidade.

Bem-aventurado Inácio de Azevedo e companheiros mártires, rogai por nós!

Evangelho do dia.

Evangelho (Mateus 11,20-24)

Terça-Feira, 17 de Julho de 2012
Bv. Inácio de Azevedo e Comps. Mts.

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 20Jesus começou a censurar as cidades onde fora realizada a maior parte de seus milagres, porque não se tinham convertido.
21“Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se os milagres que se realizaram no meio de vós, tivessem sido feitos em Tiro e Sidônia, há muito tempo elas teriam feito penitência, vestindo-se de cilício e cobrindo-se de cinza.
22Pois bem! Eu vos digo: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia serão tratadas com menos dureza do que vós. 23E tu, Cafarnaum! Acaso serás erguida até o céu? Não! Serás jogada no inferno! Porque, se os milagres que foram realizados no meio de ti tivessem sido feitos em Sodoma, ela existiria até hoje! 24Eu, porém, vos digo: no dia do juízo, Sodoma será tratada com menos dureza do que vós!”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

O Escapulário da Virgem do Carmo.


O Papa João Paulo II, a espiritualidade mariana dos carmelitas e a vivência da consagração a Nossa Senhora.
Em sua forma original, um escapulário é feito com dois pedaços de pano marrom unidos por um cordão. Um dos pedaços traz a estampa de Nossa Senhora do Carmo e o outro, a do Sagrado Coração de Jesus. Escapulário tem como origem a palavra scapulas (latim), que significa "ombros", pois, sobre estes é feita a sua imposição. Os religiosos carmelitas usam o escapulário como símbolo da sua consagração religiosa à Ordem de Nossa Senhora do Carmo, mais conhecida como Ordem dos Carmelitas. Para os demais cristãos, o escapulário é símbolo de sua devoção à Virgem do Carmo.
A Ordem dos Carmelitas foi fundada no século XI, em Monte Carmelo. No dia 16 de julho de 1251, em meio a muitas dificuldades, São Simão Stock, superior geral da Ordem, rezava no convento de Cambridge, na Inglaterra. Em sua oração, o santo pediu a Nossa Senhora um sinal visível de sua proteção. Em resposta, ele recebeu da Virgem Maria o escapulário com uma promessa: "Recebe, filho amado, este escapulário. Todo o que com ele morrer, não padecerá a perdição no fogo eterno. Ele é sinal de salvação, defesa nos perigos, aliança de paz e pacto sempiterno”.
A festa de Nossa Senhora do Carmo, celebrada pelos Carmelitas, no dia 16 de julho desde 1332, foi estendida a toda a Igreja em 1726 pelo Papa Bento XIII. Por ocasião do aniversário de 750 anos da devoção mariana do escapulário, o Papa João Paulo II disse que a Virgem Maria “já vive em si o que cada fiel deseja realizar no mistério de Cristo e da Igreja” (cf. SC 103; LG 53). Por isso, os Carmelitas escolheram Maria como padroeira e mãe espiritual, aquela que guia a todos para o perfeito conhecimento e imitação de Cristo. 
João Paulo II diz que a forma mais genuína da devoção à Virgem Maria, expressa pelo humilde sinal do escapulário, é a consagração ao seu Imaculado Coração (cf. Pio XII, Carta Neminem profecto; LG, 67). Pela consagração se realiza, no coração dos fiéis, uma crescente comunhão e familiaridade com Nossa Senhora. Trata-se de uma maneira nova de viver para Deus e de continuar aqui na terra o amor do Filho à sua mãe Maria.
Andrea Riccardi, historiador e acadêmico italiano, fundador da Comunidade de Santo Egídio, conheceu de perto o Santo Padre e escreveu sobre sua devoção no livro “João Paulo II: a biografia”. Nele, o autor fala sobre a vivência da consagração do Pontífice: “Esta piedade acompanhará toda a vida de João Paulo II que, desde jovem, anda com o escapulário de Senhora do Carmelo”. O Papa polonês uniu as duas espiritualidades: a devoção a Nossa Senhora do Carmo e a consagração segundo o método do “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, de São Luís Maria Grignion de Montfort.
João Paulo II afirmava que o escapulário é sinal da “proteção contínua da Virgem Santíssima, não só ao longo do caminho da vida, mas também no momento da passagem para a plenitude da glória eterna”. No entanto, a devoção a Maria não pode se limitar a orações e oferecimentos em sua honra em algumas momentos, mas “deve constituir um hábito, isto é, um ponto de referência permanente do seu comportamento cristão, tecido de oração e de vida interior, mediante a prática frequente dos sacramentos e o exercício concreto das obras de misericórdia espiritual e corporal”.
O escapulário é sinal da aliança e da comunhão recíproca entre Maria e os fiéis. Ele traduz, de maneira concreta, a entrega que Jesus fez na cruz. Cristo entregou a João, e nele a todos nós, a sua mãe. Neste mesmo ato, confiou o seu apóstolo predileto e, também nós, a Virgem Maria, constituindo-a nossa mãe espiritual (cf. Jo 19, 25-27).
As palavras do Papa João Paulo II aos religiosos e às religiosas do Carmelo e aos demais fiéis que veneram filialmente a Virgem Maria são um convite também para nós, hoje, para “crescer no seu amor e irradiar, no mundo, a presença desta mulher do silêncio e da oração, invocada como mãe da misericórdia, mãe da esperança e da graça”.
Natalino Ueda
Fonte: Canção Nova.

Nossa Senhora do Carmo.

16 de Julho


Ao olharmos para a história da Igreja encontramos uma linda página marcada pelos homens de Deus, mas também pela dor, fervor e amor à Virgem Mãe de Deus: é a história da Ordem dos Carmelitas, da qual testemunha o cardeal Piazza: "O Carmo existe para Maria e Maria é tudo para o Carmelo, na sua origem e na sua história, na sua vida de lutas e de triunfos, na sua vida interior e espiritual".

Carmelo (em hebraico, "carmo" significa vinha; e "elo" significa senhor; portanto, "Vinha do Senhor"): este nome nos aponta para a famosa montanha que fica na Palestina, donde o profeta Elias e o sucessor Elizeu fizeram história com Deus e com Nossa Senhora, que foi pré-figurada pelo primeiro numa pequena nuvem (cf. I Rs 18,20-45). Estes profetas foram "participantes" da Obra Carmelita, que só vingou devido à intervenção de Maria, pois a parte dos monges do Carmelo que sobreviveram (século XII) da perseguição dos muçulmanos, chegaram fugidos na Europa e elegeram São Simão Stock como seu superior geral; este, por sua vez, estava no dia 16 de julho intercedendo com o Terço, quando Nossa Senhora apareceu com um escapulário na mão e disse-lhe: "Recebe, meu filho, este escapulário da tua Ordem, que será o penhor do privilégio que eu alcancei para ti e para todos os filhos do Carmo. Todo o que morrer com este escapulário será preservado do fogo eterno".

Vários Papas promoveram o uso do escapulário e Pio XII chegou a escrever: "Devemos colocar em primeiro lugar a devoção do escapulário de Nossa Senhora do Carmo - e ainda - escapulário não é 'carta-branca' para pecar; é uma 'lembrança' para viver de maneira cristã, e assim, alcançar a graça duma boa morte". Neste dia de Nossa Senhora do Carmo, não há como não falar da história dos Carmelitas e do escapulário, pois onde estão os filhos aí está a amorosa Mãe.


Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

Evangelho do dia.


Evangelho (Mateus 12,46-50)

Segunda-Feira, 16 de Julho de 2012
Nossa Senhora do Carmo

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”.
48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sábado, 14 de julho de 2012

Santo do dia.

 Rogai por nós!

   Fonte: Amigunhos de Deus.

São Camilo de Léllis.

14 de Julho

Nasceu no ano de 1550 na Itália. Filho de pai militar, também seguiu essa carreira, mas não pode prosseguir devido a um tumor em um dos pés. Recorreu ao hospital de São Tiago em Roma, onde viveu sua compaixão pelos outros doentes.

Porém, ele deu um 'sim' ao pecado, entregando-se ao vício do jogo, onde perdeu tudo e ficou na miséria total. Saiu do hospital devido o seu temperamento. Foi de hospital em hospital para cuidar de sua ferida, até bater na porta dos franciscanos capuchinhos e ali quis trabalhar na obra de Deus.

Com 25 anos começou o seu processo de conversão. No hospital em Roma, Deus suscitou nele a santidade de ver nos doentes a pessoa de Cristo e também o carisma dos 'Camilianos'. Camilo também viveu uma bela amizade com São Felipe Néri.

Entrou para os estudos, foi ordenado sacerdote, e vendo a realidade dos peregrinos de Roma, que não tinham uma assistência médica digna, foi brotando nele o carisma de servir a Cristo na pessoa do doente, do peregrino. E muitos se juntaram a ele nessa obra. Em cada sofredor está a presença do Crucificado.

São Camilo partiu para o céu em 1614.

São Camilo de Léllis, rogai por nós!

Evangelho do dia.

Evangelho (Mateus 10,24-33)

Sábado, 14 de Julho de 2012
São Camilo de Lellis

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 24“O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. 25Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor. Se ao dono da casa eles chamaram de Belzebu, quanto mais aos seus familiares!
26Não tenhais medo deles, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. 27O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno!
29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. 31Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.
32Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai que está nos céus.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Mandamentos da Igreja.

& Ler na Bíblia: Atos 2, 41-46.

Os primeiros cristãos viviam no amor, reuniam para ouvir a Palavra de Deus, orar e celebrar a Eucaristia. Distribuíam seus bens, repartiam o pão, enfim tinham tudo em comum.
A Igreja é comparada a um corpo cuja cabeça é Jesus Cristo e os membros somos nós. Assim, como cuidamos do nosso corpo, precisamos também cuidar da Igreja: rezando por ela; participando da Liturgia e dos sacramentos e colaborando com suas necessidades.
O que podemos fazer de bom pela igreja realiza-se nos seus mandamentos que nos orientam como deve ser o nosso trabalho apostólico. Para que este trabalho seja eficaz, sério e produza frutos a Igreja nos recomenda cinco regras de conduta o qual chamamos de Mandamentos da Igreja:

1º - PARTICIPAR DA MISSA AOS DOMINGOS E DIAS SANTOS DE GUARDA.
Quem ama a Jesus participado banquete eucarístico – a Missa – sempre nos dias de preceito, aos domingos, e também nos seguintes dias de guarda:
Ø Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo: 25 de dezembro;
Ø Solenidade da Santa Mãe de Deus: 1º de janeiro;
Ø Solenidade de Corpus Christi, em data variável, sempre, porém, numa quinta-feira;
Ø Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Maria: 8 de dezembro.

2º CONFESSAR-SE, AO MENOS, UMA VEZ A CADA ANO.
Um católico consciente sabe que é capaz de errar e precisa do perdão de Deus através do Sacramento da Reconciliação e Penitência, por isso procura confessar-se várias vezes. Para aqueles que se descuidam, a Igreja lembra o dever de confessar-se, ao menos, uma vez a cada ano.

3º COMUNGAR AO MENOS PELA PÁSCOA DA RESSURREIÇÃO.
A melhor maneira de celebrar a Páscoa da Ressurreição é comungando, recebendo Jesus Ressuscitado. Só que uma vez só é muito pouco. Desde que esteja bem preparado, o cristão comunga todas as vezes que participa da Missa.

4º JEJUAR A NÃO COMER CARNE QUANDO A IGREJA MANDA.
Na Quarta-Feira de Cinzas e na sexta-feira santa meditamos mais sobre a Paixão de Jesus. A Igreja pede, então, que o fiel faça jejum e abstenha-se de comer carne nestes dias, dando sempre um significado.

5º AJUDAR NAS NECESSIDADES DA IGREJA.
O cristão deve ajudar a Igreja de acordo com suas possibilidades. Essa ajuda material pode ser feita colaborando financeiramente com o dízimo a cada mês, ou dando do seu tempo nos vários serviços e atividades da comunidade.
Dar o dízimo é uma forma de aprender (reconhecer) que Deus ocupa o primeiro lugar na nossa vida.
O Dízimo foi implantado pelo próprio Deus ao seu povo, desde o AT. 44
Ml 3, 8 diz “Pode o homem enganar o seu Deus? Porque procurais enganar-me? E ainda perguntais: em que vos temos enganado? No pagamento dos dízimos e ofertas.” Quando não damos dízimos e ofertas, estamos roubando Deus, porém Ml 3, 10 comprovamos que recebemos as bênçãos (benefícios) de Deus, todas as vezes que contribuímos o dízimo. São Paulo em 2Cor 9, 7 diz: “Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama quem dá com alegria”.
Somos convidados a dar o dízimo com alegria como quem quer agradar a Deus. Devemos contribuir de coração sem tristeza, sem vergonha; porque Deus ama quem dá com alegria e não por obrigação.”
Dízimo é uma pastoral, uma catequese que nos ensina a sermos mais Igreja, ajudando a quem precisa.

Santo Henrique e Santa Cunegundes

13 de Julho

Muitos acusam a Idade Média como um "tempo de trevas" na História, e não tem como não pensar isto se não abrirmos os olhos e olharmos para o alto, pois neste lugar é que se encontram as luzes deste período, ou seja, os inúmeros santos e santas. Henrique e Cunegundes fazem parte deste "lustre", pois viveram uma perfeita harmonia de afetos, projetos e ideais de santidade.

Henrique era filho de duque e nasceu num castelo na Alemanha em 973. Pertencia à uma família santa e por isso foi educado também por cônegos e, mais tarde, pelo bispo de Ratisbona, adquirindo assim toda uma especial formação cristã. Conta-se que espiritualmente ele preparou-se intensamente para assumir o trono da Alemanha, mas isto sem saber, pois ainda jovem sonhara com estas breves palavras: "Entre seis"; e com isto interpretou primeiramente que teria seis dias antes de morrer, mas, como não aconteceu, preparou-se em vista de seis meses e em seguida seis anos até, por Providência, assumir o reinado.

No caso de Henrique o adágio de que "por trás de um grande homem está uma grande mulher" funcionou, pois casou-se com a princesa de Luxemburgo, Cunegundes, uma mulher de muitas virtudes e inúmeros dons ao ponto de ajudar por 27 anos seu esposo na organização do império e implantação do Reino de Deus. Com a morte de Henrique II e seu reconhecimento de santidade, Conegundes foi morar num mosteiro, onde cortou o cabelo, vestiu hábito pobre e passou a obedecer suas superioras até ir ao encontro de Henrique no céu, isto quando tinha 61 anos. Sendo assim, ambos morreram sob a coroa de Sacro Romano no império terrestre e a coroa da Glória no império celeste.


Santo Henrique e Santa Cunegundes, rogai por nós!

Evangelho do dia.

Evangelho (Mateus 10,16-23)

Sexta-Feira, 13 de Julho de 2012
14ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16“Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.
18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós.
21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 23Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

São João Gualberto.

12 de Julho

Com muita alegria nos deparamos com a santidade de vida de São João Gualberto, que pertenceu a uma nobre família de Florença, a qual muito bem o educou na cultura, porém, deixou falhas no essencial, ou seja, na vida religiosa. Por isso, facilmente, ele foi se entregando às liberdades perigosas e às vaidades do mundo.

Aconteceu que, com o assassinato do seu irmão, João Gualberto – como o pai – revoltou-se a ponto de jurar o causador de morte; mas um certo dia, numa estreita estrada, Gualberto encontrou-se com o assassino desarmado, por isso arrancou sua espada para vingar o irmão, quando de repente a súplica: "Por amor de Jesus que neste dia morreu por nós, tem piedade de mim, não me mates!".

Era uma Sexta-feira Santa, e assim, tocado pela misericórdia de Deus, João Gualberto não só acolheu o malvado com seu perdão, mas também ao entrar numa igreja, recebeu aos pés do Crucificado a graça do perdão e a vida nova.

No processo de conversão de São João Gualberto, Deus o encaminhou à vida religiosa, à vida eremítica e depois à fundação de uma nova Ordem, chamada de Vallombrosa, na qual São João Gualberto tornou-se pai do monges e modelo, já que, antes de entrar na Vida Eterna em 1073, com 73 anos partilhou para os irmãos: "Quando quiserem eleger um abade, escolham entre os irmãos o mais humilde, o mais doce, o mais mortificado".


São João Gualberto, rogai por nós!

Evangelho do dia.

Evangelho (Mateus 10,7-15)

Quinta-Feira, 12 de Julho de 2012
14ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7“Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!
9Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; 10nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito a seu sustento. 11Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida.
12Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz. 14Se alguém não vos receber, nem escutar vossa palavra, saí daquela casa ou daquela cidade, e sacudi a poeira dos vossos pés. 15Em verdade vos digo, as cidades de Sodoma e Gomorra serão tratadas com menos dureza do que aquela cidade, no dia do juízo.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Atividades dos Dez Mandamentos

1)      Complete as frases

a) Jesus é _ _ _ _ a seu povo.
b) Jesus disse: _ _ _ _-_ _ _ uns aos outros.
c) Quando o homem se separa da mulher, desobedecendo a Deus, acontece o _ _ _ _ _ _ _ _
d) Quando um homem e uma mulher se amam unem-se pelo _ _ _ _ _ _ _ _ _.
e) A _ _ _ _ _ _ _. é o símbolo da união entre esposo e esposa.
f) No casamento os noivos prometem _ _ _ _ _ _ _ _ _ _. e respeito um ao outro.
g) O homem _ _ _ _ _ _ _ seus pais e se unirá a uma mulher.
h) Receba esta aliança em sinal do meu _ _ _ _ e da
i) minha _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ .
j) Os noivos prometem ser fiéis na _ _ _ _ _  e na tristeza.

2)No tempo de Moisés, o dia do Senhor era no Sábado, que o povo celebrava
com repouso e oração. Hoje é celebrado no domingo porque foi
nesse dia que aconteceu a:

[   ] o batismo de Jesus.               [   ] o aniversário do Papa
[   ] a Ressurreição de Jesus.        [   ] o nosso batizado.

3) Assinale as afirmativas com (V) se forem verdadeiras e com (F) se forem falsas:

[   ] Só devemos nos lembrar de Deus aos domingos.
[   ] No dia de Natal os católicos participam da missa como se fosse domingo.
[   ] Guardar o dia do Senhor é ter um dia de folga na semana.
[     ] No domingo a comunidade deve se reunir para louvar e agradecer a Deus.

Mandamentos. ( 8º, 9º e 10º)

8º MANDAMENTO - NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO

Esse mandamento se refere à verdade. Nos ensina a ter lealdade e sinceridade. Deus não gosta que a gente faça juramento, não gosta de falsidade.
Para cumprir este mandamento devemos:

8 Dizer sempre a verdade.
8 Cumprir sempre a palavra dada.
8 Evitar comentários maldosos sobre os outros.

& Ler Mt 5, 33-37
Jesus considera a nossa palavra como algo muito importante. Ele nos ensina que o nosso “sim” seja sim, e o nosso “não” seja não. Como seguidores de Jesus temos um compromisso com a verdade. A palavra é um dom de Deus que precisa ser bem utilizado. 76

Caluniar uma pessoa é falar coisas dela sem saber se é verdade. Isto é pecado grave. Jesus nos pede que não julguemos ninguém. Podemos censurar o erro, mas não podemos NUNCA JULGAR A PESSOA porque não podemos ver seu coração, as suas intenções.
9º MANDAMENTO - NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO

O 9º Mandamento diz que o casamento precisa ser respeitado. Deus nos pede que sejamos responsáveis, amando a família. É possível viver feliz numa família sem amor?
Quando marido e mulher são felizes, toda a família é feliz. Por isso o casamento não pode acontecer de qualquer jeito. Ele só pode acontecer quando o casal se conhece bem, fazendo crescer no amor, o carinho e a fidelidade entre ambos.
O 9º Mandamento nos faz vigilantes contra a desordem de olhar a mulher, ou o homem, somente pelo seu aspecto físico, como um objeto do qual se usa para fazer publicidade. Este Mandamento nos convida a purificação do coração que requer pudor, paciência e discrição.
Quando um homem e uma mulher se casam, têm o direito de ver seu amor crescer em harmonia.

& Ler Ef 5, 25-28. Esta leitura fala sobre os deveres entre os esposos.
10º MANDAMENTO - NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS

O 10º Mandamento nos ensina a ser humildes e aceitar com amor o que temos e não cobiçar o que não podemos ter. Nossa sociedade nos faz sentir valiosos ou importantes se podemos comprar. O consumismo escraviza as pessoas, tira a paz e o verdadeiro valor pela vida.
Com este mandamento Deus no ensina a:
Y Ver com alegria a vitória do amigo.
Y Não ter inveja daquilo que os outros conseguem.
Y Evitar ciúme nas nossas amizades.
Y Usar bem o que temos, progredindo na medida da nossa capacidade.
Deus quer que sejamos amigos, que vivamos como irmãos e nos amemos de verdade.
Mas muitas vezes, as pessoas têm inveja e desejam o mal aos outros. Por ex.: ter raiva do amigo porque ele ganhou game novo, desejar mal a ele. Isto é errado, pois devemos valorizar aquilo que temos e respeitar o que é do outro.

Oração a São Bento.

São Bento.

11 de Julho

Abade vem de "Abbá", que significa pai, e isto o santo de hoje bem soube ser do monaquismo ocidental. São Bento nasceu em Núrcia, próximo de Roma, em 480, numa nobre família que o enviou para estudar na Cidade Eterna, no período de decadência do Império.

Diante da decadência – também moral e espiritual – o jovem Bento abandonou todos os projetos humanos para se retirar nas montanhas da Úmbria, onde dedicou-se à vida de oração, meditação e aos diversos exercícios para a santidade. Depois de três anos numa retirada gruta, passou a atrair outros que se tornaram discípulos de Cristo pelos passos traçados por ele, que buscou nas Regras de São Pacômio e de São Basílio uma maneira ocidental e romana de vida monástica. Foi assim que nasceu o famoso mosteiro de Monte Cassino.

A Regra Beneditina, devido a sua eficácia de inspiração que formava cristãos santos por meio do seguimento dos ensinamentos de Jesus e da prática dos Mandamentos e conselhos evangélicos, logo encantou e dominou a Europa, principalmente com a máxima "Ora et labora". Para São Bento a vida comunitária facilitaria a vivência da Regra, pois dela depende o total equilíbrio psicológico; desta maneira os inúmeros mosteiros, que enriqueceram o Cristianismo no Ocidente, tornaram-se faróis de evangelização, ciência, escolas de agricultura, entre outras, isso até mesmo depois de São Bento ter entrado no céu com 67 anos.

São Bento, rogai por nós!

Evangelho do dia.

Evangelho (Mateus 10,1-7)

Quarta-Feira, 11 de Julho de 2012
São Bento, abade

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos maus e de curar todo tipo de doença e enfermidade. 2Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; 3Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus. 5Jesus enviou estes Doze, com as seguintes recomendações: “Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! 6Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Morre Cardeal Eugênio Sales


Morreu, na noite desta segunda-feira, aos 91 anos, na capital fluminense, o cardeal Dom Eugenio de Araujo Sales, arcebispo emérito da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
Dom Eugenio morreu na Residência Assunção, onde morava, na Estrada do Sumaré, na zona norte do Rio.
Segundo a Arquidiocese, o mais antigo cardeal da Igreja Católica morreu por volta das 23 horas por causas naturais. O corpo do religioso será velado a partir do meio-dia na Catedral São Sebastião, no centro do Rio e o enterro será na quarta-feira (11), na própria catedral.
“Foi um homem que seguiu Jesus Cristo, que soube estar presente nos momentos do Brasil''

Santo Olavo.


10 de Julho


Hoje a Igreja nos convida a contemplar a vida de Santo Olavo, o santo rei da Noruega. Nascido em 995 numa família real, Olavo mostra-nos com sua vida que a santidade não escolhe profissão, nem posição social, pois ela não vêm sobre classes, mas sim em corações abertos à Graça de Cristo.

Aconteceu que o jovem Olavo foi para a Inglaterra numa expedição e assim pôde conhecer Jesus, o Cristianismo e ser batizado, isto em 1014. Ao voltar para a casa, Olavo, que era herdeiro do trono, encontrou o falecimento do pai e usurpadores do reino. Assim teve Olavo de assumir o trono e submeter os inimigos pelo combate.

Quando esteve no poder, Santo Olavo buscou a santidade como rei; sem deixar de fazer de tudo para levar Deus aos súditos, por isso, procurou acabar com o paganismo, construir igrejas e trazer sacerdotes da Inglaterra para evangelizar seu povo. Todos os esforços de Olavo para submeter a Noruega ao Rei dos reis e Senhor dos senhores encontraram êxitos e barreiras, ao ponto do santo rei ter que ficar por um tempo exilado e ao voltar foi vítima de um conflito armado em 1030.

Santo Olavo, rogai por nós!

Evangelho do dia.


Evangelho (Mateus 9,32-38)

Terça-Feira, 10 de Julho de 2012
14ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 32apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio. 33Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. As multidões ficaram admiradas e diziam: “Nunca se viu coisa igual em Israel”. 34Os fariseus, porém, diziam: “É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios”.
35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo o tipo de doença e enfermidade. 36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!”

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Mandamentos. ( 6º e 7º)

6º MANDAMENTO - NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE

Deus criou o homem e a mulher diferentes um do outro, para que no amor se completassem.O sexo é isso, o homem e a mulher que depois do casamento se unem e realizam um gesto de amor.
Pecar contra a castidade é pecar contra a pureza. Somos Templos do Espírito Santo, Deus habita em nós, por isso devemos respeitar o nosso corpo e o corpo do outro.
Nos namoros e amizades Deus deve estar sempre presente. Este Mandamento pede que sejamos puros e tenhamos o coração voltado para Deus, precisamos nos respeitar. Isso é muito importante, pois, só através desse respeito é que nasce o amor de verdade.
Devemos evitar assistir, ler o visitar na internet, a filmes, fotos ou textos indecentes, para mantermos a pureza do nosso coração. Por isso, devemos buscar na nossa liberdade e responsabilidade fazer sempre o certo.
7º MANDAMENTO - NÃO FURTAR

Não furtar é o mesmo que não roubar. Quem rouba não é honesto.
Ser honesto é saber se comportar de forma justa em todas as situações da vida. Atualmente muita gente não se preocupa com a honestidade.
Não é só ladrão que desrespeita este mandamento, mas também todo aquele que:
Y Não devolve o que lhe é emprestado.
Y Estraga o que é dos outros e o que é de todos (praça, telefone público, escola, natureza, etc.
Y Engana os outros no troco, no preço das mercadorias ou nos serviços que deve prestar.
Y Usa do dinheiro público para enriquecimento próprio.

Deus criou o mundo e tudo o que nele existe para o homem cuidar. Mas infelizmente existem pessoas más que querem tudo para si. Muita gente pensa que é preciso levar vantagem em tudo.
Quantos pobres existem no mundo? Quanta gente passa fome? Qual nossa atitude diante de um mendigo?
Deus quer que ricos e pobres vivam como irmãos.

Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus.

9 de Julho

Hoje comemoramos a santidade de vida da naturalizada brasileira Amábile Lúcia Visintainer que nasceu no ano de 1865 e partiu para a Glória em 1942. Nascida em Vigolo Vattaro (Itália), com apenas 10 anos de idade emigrou com seus pais para o Brasil dirigindo-se para o Estado de Santa Catarina, no sul do país.

Santa Paulina, antes de entrar para a vida consagrada, dedicou-se religiosamente em cuidar de uma senhora com câncer e a partir desta experiência caridosa deu-se a descoberta do Carisma que fora reconhecido em 1895 pelo Bispo de Curitiba, Paraná, com o nome de Filhas da Imaculada Conceição.

Na oração litúrgica da Igreja é pedido a Deus para nós fiéis a virtude do serviço, motivado pelo amor, a qual mais brilhou no coração da virgem Paulina do Coração Agonizante de Jesus.

Santa Paulina, rogai por nós!

Evangelho do dia.

Evangelho (Mateus 9,18-26)

Segunda-Feira, 9 de Julho de 2012
Santa Paulina

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

18Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele, e disse: “Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá”.
19Jesus levantou-se e o seguiu, junto com os seus discípulos. 20Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia há doze anos veio por trás dele e tocou a barra de seu manto. 21Ela pensava consigo: “Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada”. 22Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: “Coragem, filha! A tua fé te salvou”. E a mulher ficou curada a partir daquele instante.
23Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão alvoroçada, 24e disse: “Retirai-vos, porque a menina não morreu, mas está dormindo”. E começaram a caçoar dele. 25Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. 26Essa notícia espalhou-se por toda aquela região.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

sábado, 7 de julho de 2012

Mandamentos (4º e 5º)

4º MANDAMENTO: HONRAR PAI E MÃE

Que bom que Deus nos deu uma FAMÍLIA. Somos fruto do amor de nosso pai e de nossa mãe. Deus nos pede para honrar nossos pais. Honrar significa respeitar, estimar, obedecer e amar. Este Mandamento ensina a amar e respeitar os pais, ou as pessoas que nos criaram. Para cumpri-lo devemos:
Y Obedecer e tratar com carinho e respeito, nossos pais e avós,
Y Ser sincero com eles, trocando idéias sem fingimento.
Y Ajudá-los na velhice e na doença.
Y Procurar cultivar na família um ambiente de amor, alegria e compreensão.

Outras pessoas que cuidam de nós merecem o mesmo respeito e carinho: pais adotivos, madrinhas, tias, babás, avós, professores, catequistas...
Este Mandamento também diz respeito à nossa atitude diante das autoridades. A vida precisa ser organizada. Para viver em paz, todos, inclusive o governo, nossos pais, os mais velhos, devemos obedecer às leis que forem justas e contribuírem para garantir o direito de todos.

Minha oração:
Dos mandamentos que aprendeu hoje escolha o que tem mais dificuldade para cumprir e faça uma oração pedindo a Jesus que o(a) ajude. Faça um propósito de cumpri-lo!





5º MANDAMENTO - NÃO MATAR

Neste mandamento Deus mostra de forma mais direta como é importante valorizar a vida. Não se trata apenas de “não matar”, mas de não maltratar, de não tornar difícil a vida dos outros. Ofender os outros também é uma forma de “matar” o bem que existe dentro deles. Dando maus exemplos e aconselhando atitudes erradas ferimos os outros.
Por isso, para cumprir esse mandamento é preciso:
Y Dar aos outros bons exemplos de amor e amizade.
Y Cuidar dos doentes e necessitados;
Y Tratar todo mundo como gostamos de ser tratados;
Y Cuidar da vida dos animais e das plantas.
Y Evitar vícios que prejudicam a saúde, como bebida, cigarro e drogas.
Y Não ser violentos e malcriados, nem ferindo as pessoas com palavras e atitudes grosseiras.

Todos nós somos criados a imagem e semelhança de Deus (Gn 1, 26).
Por isso o 5º mandamento diz: “não Matar”!
Deus quer que o homem cuide da vida e a respeite como valor central.